Início » O hino das nossas vidas

O hino das nossas vidas

Por Idnórcio Muchanga

No tempo da revolução havia uma prática interessantíssima que hoje sobrevive em muito poucas escolas. Na famosa formatura – onde era pecado chegar atrasado – aprendia-se a cantar o Hino Nacional ao mesmo tempo que se içava a bandeira. Gostávamos muito daquele cenário e, vezes várias, brincávamos com a canção… Bula-bula, que no tempo era um inocente petiz recorda que todos ficam à espera de dizer, com sorrisos marotos, “desportivo sempre vencerá” no lugar de “que por ti o povo lutará”.

Eram outros tempos. Eram outra vibrações… hoje, parece que essa prática patriótica ficou para a história. Hoje demonstrar amor pela Pátria, por Moçambique virou um problema. A pessoa é achincalhada até aos ossos. Ser patriota é um “pecado mortal”.

E que pecado…

Há dias Bula-bula participou dum meeting… desses que volta e meia acontecem na nossa capital para discutir alguma coisa que muitas vezes não tem sequência.

Não é que, como é de praxe em cerimónias do género, canta-se o Hino Nacional “Pátria Amada”. O Hino tem já alguns anos… na verdade bastantes anos para que um moçambicano de gema e clara, com responsabilidades ou não, diga que não a conheça… 

Leia mais…

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana