Início » Há muito queijo por aí…

Há muito queijo por aí…

Por Idnórcio Muchanga

Um velho provérbio árabe reza que “Meca não está longe para quem está determinado a fazer a peregrinação”… então, deve ter sido por isso que alguém entendeu que 10 anos não é muito tempo para quem quer uma estrada…

Pelo menos é o que leva a concluir a tabuleta (vide foto anexa) onde se diz claramente que as obras de reabilitação da Estrada N.0 10, entre Quelimane e Nicoadala e parte da estrada entre Nicoadala e Namacurra, totalizando 70 quilómetros, tudo na província da Zambézia, vão levar 10 anos. Isso mesmo, 10 anos! Data de início 1 de Março de 2021, fim 1 de Março de 2031. Bula-bula não é engenheiro de coisa alguma, mas vamos lá combinar que 10 anos para reabilitar – atenção reabilitar – 70 quilómetros de estrada é muita fruta… isso sem falar nos valores envolvidos: 3,098,341,298.99 meticais.

Mas, para não dizerem que Bula- -bula fala só por falar, não custa nada esperarmos os tais 10 anos para vermos o resultado das obras que vão “consumir” dois mandatos. São 3650 dias, 87.600 horas. Contas mal feitas, isso dá uns 19 metros de estrada por dia… se calhar vão trabalhar tipo tempo da escravatura, sem maquinaria nenhuma… só picaretas, pás e umas carrinhas de mão.

Com as devidas diferenças, esta estória faz lembrar o rato que aconselhou o dono da casa a matar o gato… e a comprar queijo!

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana