Início » Salif Keita outra vez em Maputo

Salif Keita outra vez em Maputo

Por admin

O conceituado músico maliano Salif Keita vai actuar próxima semana no festival Azgo em Maputo. A decorrer entre os dias  23 e 24 do mês em curso no Matchick Tchick, o evento que é organizado pela Khuzula Produções terá ainda actuações dos músicos moçambicanos Stewart Sukuma, Ghorwane, Kakana, Trânsito, Deodato Siquir, Isabel Novella, Hernani da Silva,  Eyuphuro,  Simba and Milton, Mr. Kuka, Claudio Ismael, Dj Damost e  Dj Lady K.

Festival Azgo é um projecto sociocultural que tem como finalidade promover a cultura, nos mais diferentes géneros – música, artes plásticas e cinema. Inspirando-se na gíria da Cidade de Maputo – «Azgo» – que significa “vamos embora”, este festival acredita na possibilidade da utilização da cultura como um elemento de aproximação das pessoas para um conhecimento e respeito mútuo.

Paulo Chibanga, Director Executivo do Festival, afirma: o festival nasceu em 2011 com o desígnio de promover a cultura moçambicana, em particular a sua música. Está enquadrado na African Music Festival Network (AMFN) proporcionando o intercâmbio de artistas entre diversos festivais organizados nos diferentes países de África. Este intercâmbio abre caminho para os festivais internacionais aos artistas moçambicanos e promove a presença de artistas estrangeiros no AZGO”.

Para além dos vários concertos os “festivaleiros” poderão contar também com feiras de artesanato, exposição de obras de arte, um ciclo de cinema e degustação da gastronomia moçambicana.

O Festival Azgo leva ao público, em paralelo, filmes-documentários e de ficção com temas relacionados com a música de origem africana e do mundo.

Dos filmes a serem apresentados, destaque vai para “Ecos de Silêncio” (17h:30, dia 22 de Maio no CCFM)do realizador moçambicano Leonel Moulinho. O documentário acompanha um período da vida de João Paulo, partindo de entrevistas com o próprio, nas quais ficou registada a sua visão da vida. João Paulo (1948 – 2008) é tido como o maior intérprete soul em Moçambique de todas gerações.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana