Início » Ungulani vence Prémio Literário BCI 2013

Ungulani vence Prémio Literário BCI 2013

Por admin

O consagrado escritor moçambicano, Ungulani Ba Ka Khossa foi proclamado há dias, vencedor do Prémio Literário BCI 2013, decorrido na Mediateca do BCI.

Um cheque de 200 mil meticais foi entregue na altura ao escritor Ungulani Ungulani que  concorreu através da obra Entre as Memórias Silenciadas.

Segundo o presidente do júri, Jorge de Oliveira, a decisão de premiar aquela obra foi unânime visto enquadrar-se na contemporaneidade literária e romanesca fundada na complexidade, universalidade e rigor técnico da arte da escrita.

“Entre as Memórias Silenciadasé para o jurado constituído por mim, Aurélio Cuna e Marcelo Panguana, uma peça que traça um questionamento das realidades objectiva e subjectiva, cuja figuração está a cargo por um lado, de um narrador cônscio que se expressa num português rigorosamente padrão, privilegiando a descrição minuciosa das personagens, dos espaços, eventos, tempo, isso sem perder de vista a explicação das palavras, sobre tudo de língua Bantu”, disse Jorge de Oliveira.

Na presente edição do prémio Literário BCI, a Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) recebeu cerca de 20 obras, tendo sido constatado um  crescimento qualitativo, no que tange ao conteúdo das obras, a densidade e beleza literária.

Ungulani Ba Ka Khossa, vencedor, não escondeu sua emoção em relação ao prémio, tendo dito que é satisfatório receber aquela premiação, dado que o livro resulta de vários anos de trabalho, sem contar que ficou um período de dez anos sem lançar nenhum e apenas colaborando apenas  para alguns jornais.

“Estou muito feliz por ter ganho esse prémio. Não esperava também que o júri fizesse a apreciação que fez em relação a essa obra. Acho que essa iniciativa deve continuar e que os outros colegas que não conseguiram no corrente ano lutem para ganhar nas próximas edições”, disse.

Por outro lado, o administrador do BCI, Luís Aguiar referiu que é uma satisfação para aquela instituição manter essa parceria com a AEMO. “O prémio vai continuar. Iniciativas do género ajudam na promoção de cultura em Moçambique, e contribuem para o estímulo a publicação de obras literárias bem como influenciar ao gosto da leitura por parte da população”, disse Luís Aguiar.

Para o prémio literário BCI são elegíveis as obras de autores moçambicanos publicadas do primeiro ao último dia do ano. O  apuramento final do vencedor resulta de um processo de escrutínio a cargo de um Júri, constituído pela AEMO, que elege sempre a melhor obra literária editada dentro naquele período.

Refira-se que aquele evento está na 4ª Edição e vem se tornando numa referência nacional no panorama das artes literárias. O objectivo principal do prémio é promover, valorizar e divulgar a literatura moçambicana, através do reconhecimento dos melhores livros editados por autores nacionais.

Você pode também gostar de:

1 comment

Anónimo 6 de Janeiro, 2024 - 3:14

Avrupanın en iyi medyumlarının hakkında bilinmeyenler neler sizler için araştırdık ve karar verdik.

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana