Início » Toma-toma expõe “Swamavoku”

Toma-toma expõe “Swamavoku”

Por admin

O design têxtil moçambicano, Tomás Melisse, conhecido artisticamente por Toma-toma, vai lançar no próximo dia 22, do corrente mês, uma exposição intitulada “Swamavoku” (o que é feito pelas mãos). A mostra será composta  por 200 camisetes, tecidos tingidos a mão e decorativos com algumas aplicações como missangas.

Trata-se de um trabalho patrocinado pela Companhia Nacional de Canto e Dança, Cine África, Casa cultura do Alto-Maé, que pretende mostrar, por via da arte, que é possível empreender com vista ao desenvolvimento das comunidades e criar alternativas empreendedoras e de auto-emprego para pessoas formadas em Artes e Cultura, que não têm nenhuma colocação profissional.

Segundo Toma-toma, o evento está a ser organizado há mais de três anos, a ideia é mostrar que com as mãos pode-se mudar o mundo, e ainda encorajar aos jovens a desenvolver iniciativas proactivas que gerem mercado de trabalho e também desenvolver ideias que promovam o crescimento das indústrias criativas, em particular a do artesanato.

“Com a realização da exposição espero incentivar e consciencializar muitas pessoas para praticarem o empreendedorismo através da Arte (EmpreendArtes), pois é para isso que me surgiu essa ideia.E mostrar também que somos capazes de fazer muitas coisas com materiais que muitos acham que não tem nenhuma utilidade, disse Toma-toma.

Para produzir as camisetas Toma-toma usa materiais como malhas, tecidos, explora as cores, e faz cortes diferentes. Quando usava camisetas pré-fabricadas tinha alguns problemas. Era difícil encontrar feitios que me agradassem e de certa forma acabava tendo dificuldades para fazer as estampas que gosto. Dai, surgiu a ideia de criar e, posteriormente, estampar, passei assim a comprar os tecidos e cose-los, de acordo com os modelos que queria fazer, referiu.

Para além disso, o design têxtil trabalha, igualmente, com papel, missangas, decoração, desenho com cerais, máscaras, utensílios domésticos, como cestos para roupa, tigelas, cadeiras, se contar que pinta quadros, entre outros.

Refira-se que Toma-toma trabalha como design desde 1995. Ele costuma vender os seus trabalhos em casa e em algumas lojas como, Franco-Moçambicano, Green Arte e Cedarte. Durante muito tempo trabalhou como figurino e cenário, facto que lhe ajudou a ter ideias de inovar, ou seja, ter a capacidade de fazer coisas diferentes.  Actualmente tem também dado algumas formações ligadas ao design a funcionários do Cedarte e fórum mulher.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana