Início » Silêncio ardente de Mbate Pedro

Silêncio ardente de Mbate Pedro

Por admin

Debaixo do silêncio que arde é o título do livro de poesia lançado há dias pelo jovem escritor moçambicano, Mbate Pedro.  A editora, Índico, através da colecção  Kayike, escolheu o Museu da História Natural  para proceder o lançamento.

Ao ritmo da música tocada pelo saxofonista Zé Maria, o Museu acolheu inúmeras pessoas que foram testemunhar  o lançamento do livro do médico/escritor.

A obra com 105 poemas tem ilustrações do artista plástico João Paulo Quehá.

Mbate Pedro disse aos presentes no lançamento que escreveu o livro para colmatar um lado seu. “  Decidi escrever porque não sou um bom leitor. Tenho pessoas que acreditam em mim. Aliás, alguém tem de acreditar nos artistas. E esta coisa de escrever não é específica, como das 8h00 às 16h00…não tem hora porque a palavra é que vai atrás do escritor”.

Mbate agradeceu sua família pela força que tem transmitido desde a tenra idade. “Agradeço também os meus amigos escritores, os da nova geração, com os quais aprendo muita coisa. Recomendo que se tenha atenção a esta geração que muito faz e promete”.

Fátima Mendonça, professora de Literatura, leu a obra e tece os seguintes comentários: “O livro tem uma estrutura bem definida com dois conjuntos de poemas homogéneos tematicamente a construir cada uma das partes, o que por si só lhe confere uma inteligibilidade própria. Essa homogeneidade reflecte-se igualmente na linguagem depurada que os compõem e no ritmo produzido pelo encadeamento da frase. Esta permanência temática e estilística é por isso reveladora  de  uma maturidade e de um saber fazer poéticos notáveis”.

Mbate Pedro, nasceu em Maputo, em 1978. Foi membro dos movimentos literários Jovens Amigos da Cultura (JoAC) e do Núcleo dos Estudantes Amigos do Livro (NELO). Tem poemas e ensaios dispersos em jornais, revistas e antologias. Está traduzido para italiano. Publicou, em poesia, O mel amargo (2006), e Minarete de Medos e Outros Poemas (2009). Debaixo do silêncio que arde, finalista do Prémio Glória Sant´Anna 2015, é o seu mais recente livro de poemas.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana