O Camões – Centro Cultural Português em Maputo, em cooperação com o Centro de Língua Portuguesa na Universidade Pedagógica em Maputo, promoveu, semana finda, uma Oficina de Texto Argumentativo dirigida a professores de Português de Escolas de Ensino Secundário Geral.
Trata-se de uma actividade que constitui a primeira fase do Prémio Eloquência Camões 2016. Pretende-se, com a mesma, aperfeiçoar técnicas e metodologias pedagógicas que facilitem a orientação dos alunos do Ensino Secundário Geral do 2º ciclo (11ª e 12ª classes) ao longo do processo de escrita dos textos argumentativos.
Participaram vinte professores oriundos das Escolas Secundárias:Armando Emílio Guebuza, Bonifácio Gruveta Massamba, Francisco Manyanga, Quisse Mavota, Josina Machel, Laulane, Lhanguene, Malhazine e Polana.
Os professores das Escolas Secundárias convidadas irão depois trabalhar com os alunos com vista à elaboração de textos argumentativos sobre um dos temas do concurso. Cada escola poderá submeter o máximo de três textos, que serão analisados por um júri constituído pela atriz Ana Magaia, por um representante da Universidade Pedagógica e um do Centro Cultural Português.
Já os resultados serão apresentados publicamente na Grande Final, que será realiza no dia 13 de Maio. Criado em 2002, o Prémio Eloquência Camões pretende motivar os estudantes para a importância da oralidade em português no mercado de trabalho em áreas tão variadas como a comunicação social, a docência, as relações públicas, a publicidade, o teatro, o cinema, entre outras.
Refira-se que o Prémio Eloquência Camões 2016 resulta de uma parceria entre o Centro Cultural Português em Maputo, a Faculdade de Letras da Universidade Pedagógica e o Centro de Língua Portuguesa na Universidade Pedagógica e conta o apoio da Plural Editores.
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