Início » Moreira Chonguiça actua hoje no Moda Lisboa

Moreira Chonguiça actua hoje no Moda Lisboa

Por admin

O saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça vai actuar hoje em Lisboa- Portugal, no desfile de moda denominado Moda Lisboa.

Moreira fará a performance, resultado do convite feito pela estilista angolana Nadir Tati. Ela vai apresentar uma colecção denominada “A voz de Angola”.

O meu trabalho é de "transportar" para o mundo toda uma história africana que passa por um processo de Identidade e afirmação de um continente  que acompanha cada vez mais o mundo num processo de globalização. Drapeados, bordados, transparências, rendas e tecidos africanos irão dar corpo a esta obra criativa desta que é a grande Mestre e Diva da moda angolana”, explica Nadir.

Moreira Chonguiça, afirma que o trabalho conjunto é uma referência na promoção e divulgação de cultura e criatividades africanas. “Conheço a estilista Nadir Tati, temos uma parceria em outros projectos. Na cultura não há fronteiras, ela é angolana e eu moçambicano. Essa é mais uma experiência que resulta dessa cooperação existente entre nós como artistas e como países, Moçambique e Angola”.

Nadir Tati é a principal referência quando se fala de moda contemporânea em Angola. Formada em Criminologia,  consultora de imagem e desenho de moda, trabalhou vários anos como manequim, uma profissão que lhe despertou a paixão pelas artes e pelo fascinante mundo da moda,  em especial, a moda africana.

Nadir Tati afirma que encontra inspiração na sua própria vida e na história de vida dos Angolanos. As   suas colecções são elegantes, modernas e glamorosas sem contudo, esquecer a identidade angolana .

 

A voz de Angola é o tema da sua mais recente colecção africana. “Delicada  e refinada esta colecção foi inspirada  na situação actual da mulher Angolana no mundo. Tenho em atenção  o desenvolvimento  e a história da mulher angolana que cada vez mais sofisticada luta para um lugar de destaque na sociedade. É uma colecção sublime de vestidos de noite dourados e vermelhos trabalhados ao detalhe”, afirma.

Relembrar que recentemente, Moreira Chonguiça e Nadir Tati assinaram marcas de vinho em colaboração com a Carrol Boyes, em Cape Town, África do Sul.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana