Início » “O Libreto da Miséria” vence prémio BCI de Literatura

“O Libreto da Miséria” vence prémio BCI de Literatura

Por admin

A obra o “O Libreto da Miséria” do escritor moçambicano Eduardo White, foi recentemente premiada no valor de 200 mil meticais, no âmbito da 3ª Edição

do  Prémio BCI de Literatura – Edição 2012. O livro destaca o poeta e o louco, filhos assumidos da grande personagem do tecido social moçambicano, que é a miséria.   

                                             

 “Receber esse prémio, constitui uma enorme alegria e satisfação, e acho que surge num bom momento, pois irá ajudar a elevar minha auto-estima,” disse Eduardo White, visivelmente emocionado.

Na ocasião, o Secretário-Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), Jorge Oliveira, disse que a obra conseguiu conciliar todos os critérios de avaliação como a originalidade, criatividade, coesão, estrutura e correcção linguística.

Sendo assim “por unanimidade relativa ao equilíbrio da obra, aos critérios estabelecidos, acrescido do facto de se tratar de um texto dramático, um género pouco cultivado, quer em termos de criação, quer em termos da crítica literária do país, o júri decidiu atribuir o Prémio BCI de Literatura – Edição 2012 a obra O Libreto da Miséria, de Eduardo White.”

Ainda durante a sua intervenção, Jorge Oliveira referiu que sem pretender interferir nas políticas editoriais das empresas ligadas ao ramo, a classe de júri do concurso, recomenda que as editoras pautem por uma melhor e mais atenciosa revisão dos textos, quer no que tange à ortografia, quer na rigorosidade da construção literária. A produção literária moçambicana exige já profissionais devidamente credenciados na área da revisão e edição de textos.

Refira-se que nesta edição do Prémio BCI Literatura, os organizadores da cerimónia receberam 30 obras, o que correspondeu às expectativas e, segundo avançaram, demonstrou a dinâmica produtiva dos escritores moçambicanos. E para o presente ano espera-se ultrapassar a meta alcançada.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana