Início » Músicos moçambicanos cantam pela criança

Músicos moçambicanos cantam pela criança

Por admin

Música é vidaé o título do disco lançado na tarde de ontem, sábado, em Maputo, em concerto realizado no Franco-Moçambicano. Composto por dezassete faixas musicais, o disco é uma homenagem feita pelos músicos moçambicanos às crianças moçambicanas.

As músicassão baseadas no manual “Saúde é Vida”, produzido pelo UNICEF e pelo Ministério da Saúde MISAU- através do Departamento de Promoção da Saúde”, em colaboração com o Embaixador Nacional de Boa Vontade do UNICEF, Stewart Sukuma.

As canções abordam temas como o tratamento da água, saúde materno infantil, importância dos cuidados nos primeiros 3 anos de vida, nutrição, prevenção da malária, pneumonia, transmissão do HIV da mãe para o filho, prevenção das lesões, gravidez precoce, abuso sexual, desastres naturais e mudanças climáticas, incluindo os direitos da criança com deficiência.

Participaram na gravação deste álbum artistas nacionais através dos seguintes temas: Stewart Sukuma e Oliver Mtukudzi (Guardians of the light), Kuka (Protecção da criança),  Neyma (Vem mamã, amamenta o teu filho), Valdemiro José ( Quem garante a saúde do bebé), Roberto Isaias e Bob Lee ( Saúde e vida), Sizaquel(Nutrição da criança), Yolanda Kakana (Rapariga), Herminio (Malária), Isabel Novella(Água para beber), Dj Ardiles(Pneumonia), Costa Neto (Lugar seguro), G2 e Mimae (Os primeiros três anos), Argentina Luís e Stewart Sukuma(Ser diferente é normal), Muzila Xavier e Katy Lefas(Vacinação), Ssowli e Julia Duarte( Vamos protegê-las meu bem), So Fresh  e Richard Sulemane (É só uma criança) com participação de Duas Caras, Rage, Ceio, Tuttu, Silvio, 3H.

O Ministro da Saúde, Alexandre Manguele afirma que a música  é considerada uma das mais acessíveis e inclusivas formas de expressão artística. “ É um instrumento educativo poderoso para mudar vidas. Através da música, crianças e adultos contribuem para criar o seu próprio universo de sonhos e aspirações, moldando os seus comportamentos, inspirados nos valores enaltecidos pelos artistas com os quais se identificam”.

Koen Vanormelingen, Representante do UNICEF afirma que as canções, magistralmente escritas e cantadas pelos vários artistas, abordam temas como o tratamento da água, saúde materno-infantil, incluindo os direitos da criança com deficiência. “ O álbum Música é vida é de distribuição gratuita para que as mensagens e melodias sejam amplamente partilhadas e ouvidas por todos”.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana