Início » Music Crossroads cria escola de música

Music Crossroads cria escola de música

Por admin

A Associação Music Crossroads Moçambique inicia a 1 de Abril próximo, um curso vocacional de Música dirigido a jovens com 18 a 30 anos de idade, em Maputo. Trata-se de uma instituição

 chancelada pelo Music Crossroads Internacional virada para a educação musical com carácter profissionalizante e pretende contribuir para o crescimento da indústria musical moçambicana,criando assim uma atmosfera favorável para que os jovens aliem o conhecimento científico ao que melhor sabem e mais gostam de fazer.

Segundo Ruffus Maculuve, Director Executivo da Academia Music Crossroads Moçambique, poderão participar no primeiro curso de música 30 estudantes, cujo critério de escolha é saber tocar um instrumento musical. O curriculo privilegia estilos musicais moçambicanos, entre outros de origem africana, aliados a técnicas modernas de educação musical.

“Esta é uma oportunidade que os músicos amadores terão para consolidarem e desenvolverem os seus talentos e habilidades, através de um curso inovador oferecido pela academia. Serão munidos de capacidades para gerir as suas carreiras de acordo com a indústria musical do seu país,” disse Ruffus.

Acrescentou  ainda que o curso compreende três níveis, e os instrumentos a serem explorados são a guitarra, bateria, entre outros.

Music Crossroads (MC) é uma iniciativa de emponderamento juvenil através da música que engloba 5 países da África Austral, nomeadamente: Moçambique, Malawi, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. Sendo que esse primeiro curso será igualmente ministrado na Academia Music Crossroads Malawi (em Lilongwe) e na Academia Music Crossroads Zimbabwe (em Harare).

Com vista a garantir a formação dos estudantes da academia, a instituição seleccionou já os instrutores e apostou na formação dos seus professores. Esses foram previamente e criteriosamente seleccionados, tendo passado por uma formação ministrada por instrutores provenientes da conceituada academia de música alemã Global Music Academy, em Johanesburg, na África do Sul.

Ruffus referiu que a Music Crossroads é uma instituição sem fins lucrativos que faz parte do programa de Jeuness Musicales Internacional (JMI) financiado pelo governo da Noruega e conta também com o especial apoio da Yamaha Golfo Pérsico, In Tune for Life, Focusrite Novation e Propellerhead.

A MC realiza há cerca de 16 anos, festivais regionais, nacionais e Inter-regionais a nível da África Austral que culminam em um prémio máximo que consiste numa tournée pela Europa, tendo já participado deste concurso bandas como Kapa Dech, Timbila Muzimba, Kakana, Nandov, Ussungi entre outras. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana