Início » Jaco Maria e Ívan Mazuze apresentam discos

Jaco Maria e Ívan Mazuze apresentam discos

Por admin

O Centro Cultural Universitário foi palco, recentemente D do lançamento de dois discos.Storyteller, de Jaco Maria, e Ndzuti, de Ívan Mazuze. Em concerto inserido no Verão Amarelo, da empresa de telefonia móvel Mcel, a primeira parte foi preenchida pela jovem poetisa e cantora moçambicana, Tânia Tomé. Mafalala Libre organizou e produziu o concerto.

Jaco Maria volta à casa com disco na mão

Diz o ditado que vale mais tarde do que nunca. E foi assim que aconteceu com o músico moçambicano, Jaco Maria, radicado em Cape Town – África do Sul.

Trinta anos depois, Jaco Maria volta a casa, trazendo na manga um disco intitulado  Story teller. Disco composto por dezasseis faixas musicais com ritmo Jazz, Afro-pop, funk. No concerto de apresentação, Jaco entrou relaxado e logo interagiu com o público, agradecendo a hospitalidade que lhe era fornecida. Aliás, repetidas vezes disse: “Realmente, sinto que estou em casa. A vossa interacção comigo prova que vocês conhecem o disco e gostam das minhas músicas. Muito obrigado”.

QUEM É JACO MARIA?

Jaco Maria nasceu na província costeira de Inhambane, sul de Moçambique em Maio de 1958. Muito cedo demonstrou evidências de ser um talento musical.

A sua música é caracterizada por ritmos africanos, jazz e afro- pop, mas muitas vezes ele surpreende seus seguidores com ritmos como hip hop ou funk. Suas criações têm fortes influências no funk norte-americano. Aliás, prova disso foram as incansáveis coreografias exibidas em palco durante o espectáculo no Centro Cultural Universitário.

Durante os anos 80 s, Jaco mudou-se para a África do Sul. E logo lhe foi confiado o papel principal como vocalista no grupo Ozila. Nos anos seguintes, Jaco Maria emprestou seu talento e experiência a muitos grupos musicais. Colaborou com Miriam Makeba e Papa Wemba . Sua voz consta dos álbuns de Jimmy Dludlu ; Tucan Tucan, Allou Abril; Wanda Baloyi; Moreira Chonguiça, Musa Manzini , The Parlotones e Freshlyground .

No ano de 2000 Jaco lançou o primeiro álbum com o seu nome impresso na capa – 'Life Again'. E agora, em 2013, reaparece com disco Story teller.

“A gravação do The Storyteller teve um significado muito especial. "Na gravação de Storyteller eu senti que tinha chegado a casa , depois de passar tantos anos pacientemente ouvindo e observando outros músicos. Desta vez, também contou com a participação de alguns dos músicos mais refinados na cena musical sul-Africana ".

No concerto de lançamento, Jaco apresentou-se em palco acompanhado por: Lucas Khumalo (viola baixo- Produtor do disco); Frank Paco (bateria); Bocani (piano); Nathan Carolus (guitarra), Naldo Ngoca e  Fancy (coros), Marc Goliat (percursão).

Com 62 anos de idade, dos quais quarenta empreendidos na música, Jaco Maria traz um disco que conta histórias da sua vida. Canta em Bitonga e Inglês. 

UM LANÇAMENTO APADRINHADO

O lançamento dos discos de Jaco Maria e Ívan Mazuze foi apadrinhado pela operadora moçambicana de telefonia móvel, Moçambique Celular. Enquadrados no Verão Amarelo, os discos foram lançados em ambiente de festa, em um espectáculo que juntou espectadores de gerações diferentes no Centro Cultural Universitário. Uns conhecem Jaco porque ouvem suas músicas há bastante tempo. Outros foram para o conhecer. Sendo os outros conhecedores e apreciadores dos sopros de saxofonista Ívan Mazuze.

Enquanto Jaco Maria apresenta o disco pela primeira vez no país, Ívan Mazuze que lançara o disco, Ndzuti, em 2012, já o fez no país assim como na Noruega.

Os produtores do concerto, Mafalala Libre, criaram condições para um lançamento condigno. Bom som, horário cumprido e venda controlada dos bilhetes, por forma a não exceder na capacidade da sala.

 

Frederico Jamisse

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana