Início » Gostaríamos que SensaSons fosse um projecto nacional- Benedito Ngomane, do CNCS

Gostaríamos que SensaSons fosse um projecto nacional- Benedito Ngomane, do CNCS

Por admin

Benedito Ngomane, do Conselho Nacional de Combate ao SIDA afirmou há dias que gostariam de ver o projecto SensaSons a ser implementado  em todo país. O desejo foi manifesto durante o lançamento do disco SensaSons, cuja cerimónia teve lugar recentemente na Escola Secundária Josina Machel.

Cinco mil exemplares de CD´s foram impressos, sendo mil e quinhentos para a promoção. Os restantes discos serão distribuídos pelas trinta e três escolas que estiveram envolvidas no projecto. Os directores pedagógicos das escolas vão receber sessenta discos para distribuir usando vários mecanismos, sendo um deles concursos junto dos alunos.

Composto por doze faixas musicais, o disco SensaSons resulta de um trabalho implementado conjuntamente pela More Promotions Lda e o Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS), com apoio financeiro da Johns Hopkins.

SensaSons foi um  programa que consistiu em um concurso de letras sobre HIV, promovido em várias instituições de ensino secundário, pré-universitário e superior. Participaram  vários alunos que exprimiram seus pensamentos em relação  ao HIV/SIDA. Para nós artistas foi um desafio enorme. Mas conseguimos cantar as letras escritas pelos alunos”,explica Moreira Chonguiça, mentor do projecto, acrescendo que as escolas tiveram um papel importante na sensibilização dos alunos.

No final, dez letras foram seleccionadas e consideradas as melhores. Tendo na altura, os vencedores sido premiados através da oferta de um acervo bibliográfico de livros de escritores moçambicanos, computadores e telemóveis.

Este é um projecto que teve muito sucesso.  A nossa vontade é que o mesmo  continuasse e tivesse  o âmbito nacional. Essa vontade está dependente dos fundos”, explica Benedito Ngomane.

As letras vencedoras foram compostas e cantadas por diversos músicos moçambicanos. A produção do disco intitulado SensaSons foi feita pelo músico Moreira Chonguiça.

 “Foi um exercício muito interessante. Foram submetidas 700 letras. E dez foram vencedoras. As músicas que compõem o disco tem como finalidade sensibilizar os jovens através da arte e interacção social saudável, repassando atitudes positivas e valores de liderança, superação de obstáculos e riscos no contexto da prevenção do HIV. Os jovens se importam pela luta contra HIV/SIDA. E os rapazes são vulneráveis e temos de fazer algo para diminuir as infecções”, afirma Patrick Devos, Director da PACTO (Prevenção Activa e Comunicação para Todos).

   Reflexo do inconsciente ( intérprete Simba), Mulher em desabafo ( Iveth),  Volta a ti rapaz ( Miguel Xabindza), Três noites arrependidas (S-Gee, Yolanda Kakana), Borboleta (Yolanda Kakana, S- Gee),  Hipócritas (Tanya Manyiça Aka Tanselle), Alvorada (Simba, Iveth, S- Gee, Miguel Xabindza), Três noites arrependidas (S- Gee, Yolanda),  Droga não é perfeita (Rui Michel), Maria Ana (música  de Moreira Chonguiça – intérprete  Miguel Xabindza), Borboleta (Yolanda, S- Gee),  Donzela (poema declamado por Simba), são as doze composições do disco SensaSons.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana