Artes & Letras

Escritor lança livro Reinventar Mossambike

O escritor  Bwana Yesu, pseudónimo de Anísio Buanaissa, lançou recentemente, no Centro Cultural José Aparecido de Oliveira, um livro de poesia intitulado “Reinventar Mossambike”.

Tarcisio Buanahagi,(Diplomata moçambicano/Ministro Conselheiro/Assessor do Primeiro-Ministro),afirma que “a obraé testemunho de que a literatura moçambicana não envelhece. Bwana Yesu consegue mostrar, que é possível casar a arte com o patriotismo assegurando os padrões de estética e equilíbrio merecidos”.

Bwana sugere a exaltação de emoções, de perfumes que brilham como sons vindos do além… Ao “Reinventar Mossambike”, o poeta levanta o estandarte da vitória: ganhemos todas as perdas/ para que ao contarmos os ganhos/ as perdas caiam envergonhadas”, defende escritor Clemente Bata.

Joaquim Oliveira defende no prefácio  que “Reinventar Mossambike é um chamamento a uma consciência nacionalista renovada e continuamente comprometida com o nosso bem comum.

Anísio Buanaissa, nasceu na cidade da Beira a 20 de Dezembro de 1981. Filho de pais  professores, cedo aprecia artes escritas e rabisca para jornais e revistas escolares, desde 1995. Participou de vários concursos literários tendo ganho, no ano 2000, o prémio de melhor poesia no concurso “Água para o Sec. XXI”, promovido pelas Águas de Moçambique.

É apreciador de várias artes, em particular a literatura, a plástica e a música, sendo que em tempos livres faz um pouco de cada uma delas. Para além destas artes, fez teatro amador na Casa da Cultura da Cidade da Beira.

Formou-se em Relações Internacionais e Diplomacia e posteriormente em Políticas Públicas e Gestão. Actualmente, é docente na Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, pesquisador e analista de Política Doméstica e Internacional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo