Início » Ensaio aborda poesia de Carlos Cardoso

Ensaio aborda poesia de Carlos Cardoso

Por admin

O Linguista moçambicano Cremildo Gonçalves Bahule lançou recentemente , o livro  Carlos Cardoso – Um poeta de consciência profética. Em cerimónia realizada no Instituto Camões, a obra apresentada 

por Almiro Lobo, tem79 páginas com ilustrações sobre Carlos Cardoso, Samora Machel.

Cremildo Gonçalves nasceu em Maio de 1980. Mestrado em Linguística na Universidade  Eduardo Mondlane, Licenciado em Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Urbana de Roma, e Bacharel em Ciências de Educação pela Universidade Católica de Moçambique,  tem artigos publicados em revistas especializadas de música e Literatura. Colaborou com quatro artigos na obra “Linchamentos em Moçambique”, sob direcção de Carlos Serra, e no livro “A construção social do outro: Perspectivas cruzadas sobre estrangeiros em Moçambique”, organizada por Carlos Serra.

Cremildo desenvolve na Universidade Eduardo Mondlane um estudo sobre a relação que existe entre a música popular moçambicana e as línguas autóctones. Tem no prelo um ensaio com o título “Literatura feminina, Literatura de purificação: o processo de Ascese da mulher na trilogia de Paulina Chiziane”.

Sobre o livro, Gonçalves Torcato Bahule escreve no posfácio, o seguinte: “Conjecturo que o ensaio seja o início da celebração da poesia moçambicana, pois este é um livro de alegria e esperança de uma nova atitude estética literária em Moçambique. Afianço nesta alegria da nossa literatura moçambicana, pois cada um de nós é uma semente do verbo, que fará germinar uma nova luz para o bem comum de Moçambique, pois como disse o poeta profeta: “no ofício da verdade é proibido pôr algemas nas palavras”.

….E Fátima Langa  escreve contos infantís

A escritora moçambicana Fátima Langa, lançou recentemente duas obras, contos infantís. Com os títulos  O menino e a raposa (edição bilingue, Português/Cicopi), de  23 páginas e O coelho e a água (Português/Cicopi), de 20 páginas,  as obras são editadas sob chancela da Alcance.

O lançamento dos dois livros teve lugar na Massaca, na Casa do Gaiato, durante a visita da Esposa do Presidente da República, Maria da Luz Guebuza.

A autora dos livros diz o seguinte: “O livro O coelho e a água é um conto popular, de entre vários contos maravilhosos da literatura oral da língua Cicopi que à volta da fogueira partilhei com a minha vovó Facela, nos anos cinquenta, em Bahabine”.

Sobre o livro O menino e o lobo, Fátima explica: “é um conto popular que me foi especialmente contado pelo vovó Chissano quando era criança è volta da fogueira”.

Fátima Langa nasceu a 24 de Junho de 1953 em Bahanine, a 50 km do Xai-Xai, Gaza. Até aos 6 anos falava só a língua Cicopi. Saiu, ainda com 6 anos, para a Vila de Manjacaze, onde aprende a falar Português. Já publicou as obras: Uma jibóia no congelador, Vembeleti e outros. Tem publicado poemas e contos para várias revistas nacionais e estrangeiras.

Você pode também gostar de:

5 comments

Gaza and its Resistance to Israel's Brutal Attacks 29 de Novembro, 2023 - 0:10

Very well presented. Every quote was awesome and thanks for sharing the content. Keep sharing and keep motivating others.

Reply
Live TV 3 de Fevereiro, 2024 - 3:54

For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.Live TV

Reply
al kass tv live stream 9 de Fevereiro, 2024 - 1:54

Thank you for great content. look forward to the continuation.-voxup live stream

Reply
hey dudes for men 26 de Fevereiro, 2024 - 23:26

Thank you very much for this wonderful information. – hey dude mens shoes

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana