Início » Aldino Muianga lança dois livros no Camões

Aldino Muianga lança dois livros no Camões

Por admin

A Rosa Xintimana (prosa),  Nghamula – O homem do tchova(ou o Eclipse de um Cidadão),  são os títulos de dois livros recentemente lançados por Aldino Muianga. Instituto Camões 

foi o palco escolhido pelo médico/escritor para apresentar publicamente suas obras que saem sob chancela da Alcance Editores.

 Nota de destaque é o facto de A Rosa Xintimana, estar a ser reeditado depois do primeiro lançamento tido lugar em 2011. Prémio literário Telecomunicações de Moçambique, a obra saíra sem prefácio. Porém, desta vez, o prefácio é escrito por Ciro Lopes (docente de Língua Portuguesa no Instituto Internacional de Línguas em Pretória).

Em A Rosa Xintimana, obra com 80 páginas o autor retrata a vida quotidiana dos moçambicanos através de histórias.

Nghamula – O homem do tchova(ou o Eclipse de um Cidadão),é a segunda obra  lançada na mesma noite, pelo autor,  no Instituto Camões. Em 123 páginas, Aldino Muianga descreve os diversos cenários sociais, tendo como mote o homem do Tchova.

Aldino Frederico de Oliveira Muianga, nasceu a 1 de Maio de 1950, no Bairro da Munhuana (Bairro Indígena). Fez os estudos primários na Escola Missionária de S. Miguel Arcanjo e os secundários no Liceu António Enes, na mesma cidade. É Licenciado em Medicina pela Universidade Eduardo Mondlane e especializado em Cirurgia Geral. É docente na Faculdade de Medicina, em Pretória, na África do Sul.

A sua primeira publicação oficial foi o conto “ A vingança de Macandza”, no semanário Tempo, em 1986. Tem contos incluídos em antologias publicadas em Portugal e Brasil, e em várias páginas literárias e revistas publicadas em Moçambique. Foi coordenador da página literária da revista SAPES editada no Zimbabwe, onde publicou ensaios sobre Literatura Lusófona nos países africanos.

Foi colaborador da revista Charrua, editada pela Associação dos Escritores Moçambicanos. Ao longo da sua carreira publicou os seguintes livros: Xitala Mati (contos 1987), Magustana ( novela 1992), A noiva de Kebera (contos 1994), A Rosa Xintimana (2001), O domador de burros (contos 2003), Meledina ou a estória de uma prostituta (romance 2004), A metamorfose (contos 2005), Contos rústicos( contos 2007), Contravenção, uma História de amor em tempo de guerra(romance 2008), Caderno de memórias, Vol.1 (contos 2010), Mito, estórias de espiritualidade (contos 2011).

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana