Início » Albertina Francisco é Mamana “M-Pesa”

Albertina Francisco é Mamana “M-Pesa”

Por admin

Albertina Francisco Halage, representante do Mercado Central de Maputo, foi eleita a vencedora do concurso “Vodacom Mamanas M-Pesa”, o que lhe dá direito a um prémio monetário de 20 mil meticais e outros bens.

Mamanas  M-Pesa é um concurso que pretendia despertar e mostrar a beleza interior da mulher moçambicana, bem como procurar histórias de vida, na tradição de um povo. Para tal, concorreram Mamanas de trabalham e vendem em vários mercados da capital do país.

Albertina Francisco Halage, vencedora do concurso, diz ter sido uma experiência positiva participar do programa Mamanas M-Pesa. Elogia a aprendizagem obtida e a interacção com outras concorrentes.

“Ganhei o concurso graças ao voto popular e a confiança que diversas pessoas depositaram em mim, por isso agradeço a todos que me apoiaram. Com esse cheque de vinte mil meticais poderei minimizar algumas das minhas dificuldades e realizar alguns sonhos”, disse Albertina, visivelmente emocionada.      

As concorrentes que disputaram o prémio na gala final foram: Maria Lopes e Neusa Mário (mercado Zimpeto), Sara Judite, vendedora do Benfica, Sónia Jaime(mercado Xipamanine) e  Ibérica Maria (mercado Janet).

A segunda  classificada recebeu um valor de dez mil meticais, e a terceira, cinco mil sendo que as restantes juntamente com as vencedoras, tiveram mobílias, materiais de construção, entre outros brindes.

Para a eleição da vencedora foram usados, segundo a cantora Neyma, júri da gala final do Mamanas M-Pesa da Vodacom, três critérios de avaliação nomeadamente: carisma – que está relacionado com a forma de ser e agir;  história de vida – o que elas representam na sociedade e nas suas famílias. Outro aspecto tido em conta foi o talento, no que concerne à capacidade de marketing para persuadir clientes durante a  venda. A dança, o canto fotogenia e telegenia, isto é, a capacidade das concorrentes se realçarem positivamente numa fotografia ou em televisão, foram outros itens tidos em conta pelo júri.

Salimo Abdula, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Vodacom, mostrou-se satisfeito com o resultado do evento e afirmou que o mesmo era um reconhecimento às mulheres do sector informal, em particular e as que trabalham nos mercados em geral.

Foi muito emocionante e gratificante para Vodacom estar ligado a esse evento, pois é mais um reconhecimento de uma classe, que apesar de parecer desfavorecida, dá vida ao nosso país, uma vez que movimenta as nossas vidas e toma conta de todos nós, afirmou.

Maria de Lurdes Cossa

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana