O ex-Presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Aurélio Le Bom, procede amanhã, segunda-feira (15), as 18:00 horas, na Associação dos Escritores Moçambicanos, em Maputo, ao lançamento da obra intitulada Mafalala 1974 – Memórias do 7 de Setembro – A grande Operação.
O livro que sai sob chancela pelo Movimento Editores, possui 327 páginas, contemplando Memórias do Comandante Galo, Depoimentos, Relatos, Factos e Momentos Históricos.
O livro oferece aos leitores os depoimentos dos actores da Operação Galo, Galo Amanheceu na então Lourenço Marques. Maior parte destes depoimentos foi recolhida sob direcção e coordenação de Aurélio Le Bon.
Alguns depoimentos foram recolhidos nos estúdios da Rádio Moçambique (RM) e outros em residências e em militantes da Operação Galo.
Embora sem obedecer a uma estrutura predefinida, os depoimentos apresentam uma pequena biografia dos autores que directa ou indirectamente contribuíram em diferentes momentos da grande operação ocorrida a 10 de Setembro de 1974.
Alguns declarantes que constam no livro participaram directamente na conspiração para a implantação da FRELIMO em Lourenço Marques, e na região sul do país.