Início » Hoje é dia de São Valentim

Hoje é dia de São Valentim

Por admin

Celebra-se hoje, em vários países do Mundo, o dia dos namorados também conhecido como dia de São Valentim. Para assinalar a data diversos casais, entre adolescentes, jovens e adultos irão trocar presentes diversos desde postais, chocolates, flores, perfumes, relógios, roupa interior, oferecer jantar romântico entre outras surpresas, com vista a agradar a outra metade do coração.

Desde o início da semana é possível ver as montras, dos principais estabelecimentos comerciais coloridas. Vermelho, símbolo da paixão, é a cor preferencial. Alguns desenhos de coração, de bonecos em clima de amor, também preenchem as vitrinas das lojas como forma de atrair todos os que não perdem a oportunidade de “inundar” de alegria os corações dos (as) amados (as).

Homens e mulheres de quase todas as faixas etárias, procuram algo que mostre o mais profundo de sua paixão. Os presentes solicitados são variados. Uns muito simples, outros mais requintados. No entanto, isso pouco importa afinal de contas o objectivo é mostrar o quão especial é a pessoa amada.  

Rosa Jorge, representante da Bernina Moçambique, afirmou que a procura pelos seus serviços foi intensa nesta semana. “Recebemos muitas encomendas. As pessoas começaram a fazer logo na primeira semana deste mês.”

Toalhas, jogos de camas, robs e roupas de banho, estão entre os preferidos e mais solicitados pelos que querem celebrar o dia de hoje. “Nestes todos produtos oferecemos nome bordado. Nada é melhor que dar um presente personalizado. Presentes vermelhos com bordes cremes, brancos e doirados são os mais solicitados”, disse.

Livros de romance, sexo, vida profissional, também estão nas listas dos presentes mais solicitados. A livraria por nós visitada não teve nenhuma reclamação em relação às vendas.

Os livros mais vendidos têm os seguintes títulos: Melhor Sexo- Novas Posições; O Futuro é Hoje; O Líder Sem Título; e 48 Leis do Poder.

domingo também conversou com algumas floristas de cidade de Maputo. Trata-se da Florista Xiluva, Magnólia Florista, Lispaula Florista. Foram unânimes em afirmar que as encomendas têm sido mais feitas por homens. Rosas vermelhas são as mais preferidas. No entanto há também os que escolhem antúrio, pelo formato de coração que aquela flor tem, e lírio.     

Segundo Paula, da Lispaula Florista, os arranjos ali feitos partem de 1000 meticais. “Esses preços são para os arranjos um pouco mais caprichosos”.

ACTIVIDADES CULTURAIS PARA NAMORADOS

Vários programas de carácter cultural estão agendados para o dia de hoje, que se espera muito amor entre os casais. Na verdade começou-se a festejar este dia, logo no início do final de semana. Ontem, por exemplo, a cidade de Maputo acolheu um concerto da cantora brasileira, Alcione.

Na Matola há também vários eventos culturais que têm decorrido desde o princípio da semana, no âmbito de 14 de Fevereiro. A partir das quinze horas de hoje, a Banda Kakana vai realizar um concerto em homenagem aos namorados, no bairro de Mahlampsene, Município da Matola.

O show é também pretexto para a banda iniciar a sua digressão pelos bairros das cidades de Maputo e Matola. Um projeto que tem como objectivo a promoção do álbum Serenata, e no âmbito da responsabilidade social do grupo, fazer campanha contra os casamentos prematuros e violência doméstica.

ESPERO SER SUA ESPOSA

– Edna Sambo, 23 anos de idade

“Espero passar o dia ao lado do meu companheiro e da melhor maneira possível”, disse Edna Sambo, 23 anos de idade. Encontrámo-la numa loja, algures da cidade de Maputo, ainda sem saber exactamente o que comprar para o seu amado, com quem namora há três anos.

Edna disse que não passaria o dia de hoje em Maputo, mas sim fora da cidade. “Decidimos sair um pouco da rotina”.

Mais adiante avançou que “desejo um feliz dia ao meu namorado, que o nosso amor continue. E espero ser sua esposa um dia. Aos amantes moçambicanos desejo igualmente muito amor. Entreguem-se de corpo e alma, pois é muito bom. Aos que ainda estão a namorar que aproveitem esta fase para conhecerem-se melhor. Nada de correr para o casamento”.

FELIZ DIA A TODOS

– Paulo Júnior, 22 anos de idade

Paulo Júnior, 21 anos de idade, está com a sua parceira há dois anos. Conta que são um casal que não espera datas para fazer agrados um ao outro. Por conta disso “quando chega este dia de muita expectativa fica difícil saber o que escolher”.

Para o dia de hoje espera muito amor, alegria entre os casais moçambicanos. “Minha namorada fez anos ontem e temos dois motivos fortes para festejar este mês” acresceu.

UMA SÓ RELAÇÃO BASTA

– Fernando das Neves, 24 anos de idade

Fernando das Neves, 24 anos d idade, espera passar o dia num ambiente de muita paixão. Para si, todos dias servem para mostrar o amor que os casais têm um pelo outro, mas o dia de São Valentim é ainda mais especial. Por conta disso avançou que “procurei um presente que irá agradar a minha namorada na plenitude”.

Mais adiante acrescentou que endereça votos de muita alegria a todos namoradose que“continuemos a nos amar. Que sejamos acima de tudo sérios porque vivemos numa época de muitas doenças e estar dividido em muitos relacionamentos não é bom. É um risco à nossa saúde, isso para não falar dos gastos que advém destas práticas. Uma só relação basta”.

O AMOR É A BASE DO NAMORO

Durante a nossa “ronda”, encontramos um casal casado há mais de 20 anos. Pretendem passar a tarde de hoje num ambiente diferente do seu dia-a-dia, cidade de Maputo é local preferencial. “No entanto, as primeiras horas iremos dedicar ao senhor, responsável por todas bênçãos da vida”.

O casal revelou que ao longo destes anos cada dia 14 de Fevereiro é sempre um desafio e bom. “Esperamos que hoje seja um dia de muita inspiração entre os casais. E que ninguém espere só este dia para mostrar quão ama a sua cara-metade”.

O casal afirma que o namoro actualmente é um desafio dado que os seus conceitos foram alterados. “É preciso olhar-se para o namoro e ter em conta que sua base fundamental é o amor. O que tem acontecido é que esta forma de ver o namoro tem estado a cair em desuso, pois as pessoas focam-se mais nos bens”, disse o casal que no fim nos brindou com um beijo.

SOBRE SÃO VALENTIM

Reza a história queo imperador Cláudio II, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, iam alistar-se com maior facilidade.

No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens atiravam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.

Entre as pessoas que endereçavam mensagens ao Bispo estava uma jovem cega, Artérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O Bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.

GUILHERME SILVA

CANTA PARA OS NAMORADOS

O autor de “Amor Roubado”, Guilherme Silva, irá cantar hoje, por ocasião do Dia de São Valentim – Dia dos namorados – numa sessão especial a ter lugar no complexo Folha Verde, e promete uma tarde cheia de canções inspiradas sobre o amor a dois.

Actualmente radicado no Brasil, Guilherme Silva disse que na sessão de hoje irá interpretar temas da sua autoria e de outros nomes sonantes da música nacional e internacional.

Conhecido por actuar sempre a solo, tocando guitarra e um “piano” com os pés, Guilherme Silva foi recentemente alvo de uma singela homenagem pelo Ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro e, sobre o assunto, manifestou-se satisfeito: “eu sempre representei a nossa terra pelos países onde vivi… ser alvo deste reconhecimento pelo Ministro é algo que me fortalece e mostra que estou no caminho certo”, disse.

Em Maputo de férias, Guilherme Silva foi protagonista de um espectáculo realizado no Cine Tofo, Inhambane, na última sexta-feira, a convite do Município daquela cidade.

Foi algo mágico. Ali no Cine Tofo foi onde me apaixonei pela música vendo actuar artistas como Omar Kabir. Os Quives e Nassurdine Adamo. Actuar naquele espaço tem um valor especial para mim não só por ser minha terra, mas sobretudo porque foi ali onde nasceu o artista em mim”.

Autor do famoso tema “Amor Roubado”, Guilherme Silva colocou no mercado as colectâneas “O Rei da Festa”, “Guilhas” e o “Regresso de Guilherme Silva”, e é um dos poucos artistas que toca com os pés ao mesmo tempo que dedilha e canta.

“No Brasil sou o único artista que faz isso e por conta disso já abri concertos de Alcione, Michel Teló e muitos outros. Naquele mercado tão competitivo, a minha forma singular de actuar permite-me participar em muitos eventos”, conta.

Refira-se que Roberto Justus, um dos mais respeitados críticos de artes do Brasil, disse que Guilherme Silva era um dos artistas que mais o impressionou.

Intérprete de primeira água, Guilherme Silva já foi embaixador da Castle Lager e destaque cultural do ano em 2015 na cidade de São Paulo.

Maria de Lurdes Cossa
mariadelurdescossa@gmail.com

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana