O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria de Construção Civil, Madeiras e Minas de Moçambique (SINTICIM) cria comissão de inquérito para o apuramento das causas do incidente que matou quatro trabalhadores num prédio em construção na baixa da cidade de Maputo.
Segundo AIM o SINTICIM expressa ainda o seu pesar pela morte dos trabalhadores, acrescentado que “endereçamos aos familiares dos trabalhadores perecidos bem como dos trabalhadores feridos na tragédia, as suas profundas condolências e solidariedade”.
O incidente envolveu trabalhadores da Britalar, empreiteiro da obra destinada a albergar escritórios do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), numa zona maioritariamente ocupada por edifícios de prestação de serviços.
Com a ocorrência desta tragédia, o Governo decidiu interromper a obra, criando, desta feita, uma comissão de inquérito que integra técnicos das obras públicas e Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) para trabalhar no caso. No entanto, até agora, ainda não foram apresentados os resultados do inquérito.
“Tudo o que é matéria específica vai necessitar de um trabalho de peritos”, afirmou a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, no dia em que ocorreu o acidente.
Idnórcio Muchanga
aly.muchanga@gmail.com