Nacional

Aprovados novos preços de referência do açúcar importado

O Governo decidiu elevar os níveis dos preços de referência fixados para a importação do açúcar, os quais vigoravam desde 2001, assim o preço de referência foi fixado em 806 dólares americanos por tonelada do açúcar castanho, contra os anteriores 385 dólares e para o açúcar refinado 932 dólares por tonelada, contra os anteriores 450 dólares.

Os preços de referência foram fixados de modo a assegurar a eficácia da medida de protecção. Não se pretende proteger eventuais ineficiências da indústria, mas sim corrigir a situação de concorrência desleal. Esta medida é um estímulo ao aumento do emprego, da produção e da competitividade na agricultura e na indústria nacional

Esta medida surge por se ter constatado que a economia moçambicana tem estado a registar importação de açúcar em quantidades e condições que minam a sustentabilidade da indústria do açúcar nacional, depois de avultadíssimos investimentos.

Trata-se de açúcar proveniente de economias onde a indústria é fortemente subsidiada e a exportação é feita a preços inferiores ao custo de produção, o que cria uma situação de concorrência desleal, o que vem concorrendo para o desinvestimento no sector do açúcar em Moçambique, pondo em risco milhares de postos de emprego, quer directos, quer indirectos.

Angelina Mahumane

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo