Início » Zuma desculpa-se pelos actos xenófobos

Zuma desculpa-se pelos actos xenófobos

Por admin

O Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, pediu hoje, quarta-feira, em Maputo, desculpas ao homólogo moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, pela violência xenófoba em Durban, África do Sul, que vitimou centenas de moçambicanos.

Jacob Zuma dirigindo-se ao Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que “é importante apresentarmos desculpas em nome da minoria que se comportou mal. Os moçambicanos são nossos irmãos, nossas irmãs; é um problema de família”.

O Presidente sul-africano chega a Maputo logo após a detenção e ordem de deportação de quase mil moçambicanos que se encontravam em situação ilegal naquele país, numa operação que apanhou a diplomacia de Maputo de surpresa, um mês depois de actos xenófobos contra imigrantes africanos e que levou à fuga de milhares de pessoas para as suas terras de origem.

Segundo uma nota de Imprensa da Presidência da República, a visita de Estado de Zuma “enquadra-se no contexto do fortalecimento e aprofundamento das relações de irmandade, amizade e cooperação entre os dois países, bem como do reforço da cooperação bilateral, nos domínios político, económico e social de interesse mútuo e no âmbito da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

 

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana