A energia eléctrica, fornecida a partir do gás natural, está a galvanizar o desenvolvimento no distrito de Mabote, norte da província de Inhambane.
Como consequência directa da chegada da energia eléctrica, estão a nascer fabriquetas para o agro-processamento, carpintarias, oficinas de serralharia, dentre outros projectos.
O administrador de Mabote, Guilherme Petersburgo, disse ao domingo que os projectos resultantes da chegada de energia eléctrica estão a contribuir para o desenvolvimento
do distrito e para a geração de novos postos de emprego.
Rico em madeira e outros recursos naturais, o distrito tem agora condições para conservar produtos através de sistemas de frio, para além da iluminação nas residências e vias públicas.
Petersburgo disse que o desafio que se segue é alargar a rede para mais bairros da vila de Mabote, uma actividade que está já nos planos do governo distrital em parceria com a Electricidade de Moçambique (EDM).
De ressalvar que a linha que transporta a energia eléctrica até a vila-sede do distrito de Mabote parte do Centro de Processamento de Gás Natural em Temane, distrito de Inhassoro, passando pelas povoações de Pambarra e Mapinhane (distrito de Vilankulo) numa extensão de pouco mais de 150 quilómetros.
Aminosse Moisés