Início » Trabalhemos para mais vitórias

Trabalhemos para mais vitórias

Por admin

O Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana Jr., considerou há dias, na inauguração do Centro de Medicina Desportiva, no Estádio Nacional do Zimpeto, que o ano de 2013 se caracterizou por sucessos que “vincaram o nosso crescimento desportivo no concerto das nações”, com a perspectiva de que em 2014 haja “ fortalecimento das bases ora lançadas, tendo como horizonte recolocar Moçambique na primeira linha do desporto continental”, o que requer  entreajuda entre o Governo e  o Movimento Associativo. 

O ministro destacou “os sempreinolvidáveis momentos de glória que Moçambique viveu com o maior acontecimento desportivo do ano: o Afrobasket Maputo-2013”,no qual as nossas briosas jogadoras conquistaram medalha de prata e o consequente apuramento para o Campeonato Mundial, na Turquia.

“O evento teve também a particularidade de mais uma vez revelar a nossa grande capacidade de organização de competições desta magnitude e, ao mesmo tempo, tal como nos é peculiar, demonstrar que fazemos as coisas com paixão, com muita entrega e determinação, daí o respeito e o prestígio que nos são reconhecidos no continente e no mundo”, sublinhou o titular da pasta de Juventude e Desportos.

O outro acontecimento que para o ministro demonstrou o crescimento do nosso desporto foi o apuramento dos Mambas ao CAN Interno que se realiza na África do Sul.

“A Selecção Nacional de Futebol, os nossos briosos Mambas, conquistou engenhosamente o direito de disputar a fase final do CAN-Interno África do Sul-2014. Trata-se, pois, de um facto histórico, transcendental e revelador de que, internamente, o nosso campeonato, o Moçambola, não somente ganhou uma enorme competitividade como também produz jogadores à altura de grandes provas africanas”,vincou Sumbana.

“Com brio, estaremos na África do Sul e na Turquia”, destacou o governante referindo-se a participação de Moçambique no CAN Interno e Campeonato Mundial de basquetebol feminino.      

 

 TRAMPOLIM CHAMADO JOGOS AFRICANOS

 

O ministro Sumbana disse que “depois do sucesso alcançado nos Jogos Africanos de Maputo-2011, gradualmente, os seus reflexos começam a fazer-se sentir”.

Explicou que de entre os objectivos então definidos para a organização daquele maior evento desportivo continental, figuravam a melhoria dos resultados desportivos das nossas selecções nas competições internacionais e o alavancar de modalidades consideradas de menor expressão.

“Transcorridos dois anos, Moçambique não somente obteve êxitos em diversos eventos continentais e mundiais como também conseguiu que modalidades consideradas do segundo plano ganhassem notoriedade, tanto dentro como fora do país. São disso exemplo a vela, o taekwondo, o boxe, o judo, o karate, a canoagem, o voleibol e o atletismo adaptado, que no decurso do ano transacto, nuns casos, conquistaram medalhas em diferentes campeonatos africanos e mundiais; e, noutros, se aproximaram dos lugares do pódio”, disse.

Não se esqueceu do hóquei em patins, a modalidade que mais vezes representou o país nos Campeonatos do Mundo, que também esteve em destaque com o sétimo lugar na competição realizada em Angola, sendo a melhor selecção do continente africano.

“Estes acontecimentos vieram demonstrar que com trabalho, determinação e sentido de entreajuda entre Governo e Movimento Associativo Desportivo é possível alcançarmos os objectivos que todos nós almejamos. Estas vitórias são fruto do trabalho conjunto e da comunhão de ideias que devemos saber cultivar, em prol do desenvolvimento harmonioso do nosso desporto”, apontou o ministro.

A terminar, o ministro da Juventude e Desportos frisou que 2014 seja “um ano de mais vitórias para o nosso desporto e que os moçambicanos encontrem nele uma fonte para a preservação da paz, um meio para o fortalecimento da unidade nacional e uma forte razão para a elevação da sua auto-estima. Arregacemos as mangas e vamos ao trabalho e à conquista de vitórias”.

Você pode também gostar de: