Início » Vilankulo não joga mais às quartas-feiras

Vilankulo não joga mais às quartas-feiras

Por admin

O Vilankulo FC não voltará mais a jogar a meio da semana porque tal situação impede o descanso razoável para a equipa voltar a actuar no fim-de-semana seguinte.

O representante provincial de Inhambane tem a sorte e o azar de estar sedeado a cerca de 800 quilómetros da cidade de Maputo, a capital do país, e também do “Moçambola”.

Esta realidade tem obrigado a formação de Chiquinho Conde a realizar longas viagens para jogar nos campos adversários, tendo que percorrer a distância Vilankulo – Maputo e vice-versa de autocarro.

Tal situação resulta da indisponibilidade de um avião “boeing” das Linhas Aéreas de Moçambique a ligar Maputo e Vilankulo.

A Mex, subsidiária das LAM, é que explora a rota Maputo – Vilankulo através de avionetas com capacidade limitada, destinadas preferencialmente para turistas que queiram deleitar-se das maravilhas de Vilankulo.

A Liga Moçambicana de Futebol (LMF) tem um contrato de parceria com as LAM, ao abrigo do qual a companhia aérea aplica preços promocionais para as 14 equipas participantes no campeonato.

O referido contrato faz referência a rotas directamente exploradas pelas LAM em horários específicos, isto é, que não compliquem as operações económicas da empresa.

Ora, esta realidade tem sido madrasta para o Vilankulo FC, e ganhou mais eco nos últimos dias, uma vez que a equipa de Inhambane viu-se obrigada a realizar alguns jogos às quartas-feiras, à semelhança dos outros treze concorrentes.

Assim, como forma também de justificar os pontos perdidos nas primeiras quarto jornadas, o clube de Inhambane entendeu submeter, dia 16 de Abril corrente, uma carta informativa na Liga Moçambicana de Futebol, indicando que estava a equacionar seriamente a desistência do campeonato.

Esta pressão surge uma semana depois do mesmo Vilankulo FC, juntamente com outros nove clubes, ter participado na ameaça de paralisar o campeonato por causa da suspensão de treinadores e jogadores ilegais pela Inspecção Geral do Trabalho, que alega “situação laboral ilegal” dos implicados.

Na sequência da ameaça de paralisação geral da prova, foi a direcção da própria Liga de Futebol – inicialmente ignorada pelos clubes – que intercedeu junto do Ministério do Trabalho para depois ver instituído o prazo de 30 dias para os clubes visados regularizarem as infracções detectadas.

 

ALTERADO CALENDÁRIO

 

O Vilankulo Futebol Clube alega no documento submetido à LMF que está impossibilitado de treinar-se devidamente porque passa longas horas e dias nas estradas, o que constitui “atentado para a saúde física e psíquica dos atletas”.

Dados em poder do domingo indicam que são necessários cerca de quatro milhões de meticais para o Vilankulo FC transportar-se de avião para Maputo em todos desafios do campeonato.

Aliás, o próprio clube contactou a Mex para inteirar-se das condições de transporte, e quando foi informado que bastava pagar “uns” 17 mil meticais por atleta, por viagem, o Vilankulo FC recuou porque não tem patrocínio suficiente para aguentar com esta despesa.

No entanto, o clube acredita que aquilo que não consegue, a direcção da Liga de Futebol pode o fazer, mas “há falta de vontade”.

Importa referir que anualmente o campeonato termina com a Liga Moçambicana de Futebol a dever às Linhas Aéreas de Moçambique justamente porque o transporte aéreo constitui o maior encargo do “Moçambola”.

As dívidas da LMF para com as LAM só não crescem exponencialmente porque a cada início do campeonato são totalmente sanadas, como de resto voltou a acontecer no início da presente época futebolística.

É perante este quadro que as direcções da LMF e Federação Moçambicana de Futebol sentaram-se na mesma mesa para repensar o “caso Vilankulo”, tendo ao fim de horas de trabalho decidido aliviar aquela formação dos jogos às quartas-feiras.

Assim, “concluiu-se que os jogos previstos para se realizar a meio da semana passam a ter lugar ao fim-de-semana, ou nas datas em que a Selecção Nacional realiza os seus jogos dentro ou fora do país”.

Assim, para as equipas que contribuírem com mais de dois jogadores para a selecção nacional, os seus jogos de acerto do calendário realizar-se-ão a meio da semana.

Assim, os jogos da sexta-jornada então previstos para meio da semana, transitaram para o fim-de-semana de 27 e 28 de Abril.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana