Início » Dispara número de toxicodependentes

Dispara número de toxicodependentes

Por admin

O número de toxicodependentes em Manica tem vindo a crescer de forma considerável, o que alarma as autoridades locais. Só no ano passado, o Gabinete Provincial de Prevenção e Combate à

 Droga, registou 473 casos contra 303 de 2011.

Drogas como soruma, haxixe, crack e heroína são as mais preferidas pelos consumidores, na sua maioria jovens, segundo refere o informe apresentado à governadora da província de Manica, Ana Comoane, que há dias visitou aquela instituição com o objectivo de acompanhar o grau das suas realizações.

O director do Gabinete Provincial de Prevenção e Combate à Droga, João Domingos Mussona, disse na ocasião que a cidade de Chimoio destaca-se como a que apresentou maior número de toxicodependentes que procuraram assistência médica em diversas unidades sanitárias da província para efeitos de desintoxicação, seguindo-se os distritos de Manica, Mossurize, Báruè, Gondola e Sussundenga.

Com efeito, a capital provincial, Chimoio inscreveu no ano passado 236 pacientes, seguindo-se Manica (179), Mossurize (25), Báruè ( 15), Gondola ( 15) e Sussundenga (3).

Mussona referiu que no ano transacto, a sua instituição, com apoio da Direcção Provincial de Mulher e Acção Social, reintegrou igualmente 40 ex-toxicodependentes nas suas famílias.

Relativamente ao consumo e tráfico ilícito de drogas, a Polícia confiscou em Manica elevadas quantidades de drogas nos bairros periféricos da cidade de Chimoio e nos principais corredores rodoviários.

Dados em nosso poder indicam que durante o ano passado foram apreendidos 118, 505 quilogramas de droga ligeira e pesada na cidade de Chimoio e nos distritos de Manica e Guro, contra 84 quilogramas em 2011.

Em conexão com estes casos, 41 cidadãos caíram nas malhas da Polícia e responderam em juízo pela prática destes crimes. João Mussona referiu ainda que uma das preocupações que aflige o seu sector é o facto de estes crimes envolverem cidadãos estrangeiros identificados como sendo os principais consumidores e vendedores de drogas.

Em 2011, três cidadãos (dois zimbabueanos e 1 nigeriano) foram processados judicialmente, acusados de consumo e tráfico ilícito de drogas.

A governadora da província de Manica, Ana Comoane, desafiou a Direcção Provincial de Prevenção e Combate à Droga para continuar a desenhar uma estratégia que visa identificar os focos de consumo para posterior combater do tráfico ilícito de drogas.

“Não podemos deixar que isso continue a acontecer. Estamos a ver os números a dispararem. Isso mostra que a nossa juventude está mergulhar num mal que se não for combatido pode levar-nos à desgraça”, disse a governante. 

 

 

Legenda:

 

 

Domingos Boaventura

mingoboav@yahoo,com,br

Foto 1 – Apreensão de soruma em Manica em tempos recentes. Agora o consumo está a subir de novo

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana