Início » DICAS DA VOVÓ: Há quem vai à igreja para exibir a roupa

DICAS DA VOVÓ: Há quem vai à igreja para exibir a roupa

Por Idnórcio Muchanga

– vovó Celina Macuácua, natural de Inhambane

E é o que se diz à boca pequena, que há muita gente que se faz às reuniões religiosas apenas para exibir o “grife”. Se isto constitui verdade, que mal tem, que entra em choque com a “etiqueta” destes lugares sagrados?

domingo não se fez de preguiçoso, abriu uma janela que fornece conhecimento sobre o assunto, e de lá retirou respostas para as seguintes perguntas: o que é que se faz na casa do Senhor? O que é proibido por lá, em termos de comportamento dos fiéis?

Comecemos por trazer o seguinte: “Igreja, do latim ecclesia, é um templo cristão, local da pregação dos ensinamentos de Cristo. Já em sociologia, igreja é um grupo religioso organizado e institucionalizado, uma sociedade cujos membros representam da mesma maneira o mundo sagrado e suas relações com o mundo profano” – vide em www.significados.com.br/igreja. Recomenda-se que os fiéis saibam se comportar, em diferentes sentidos; exige-se deles uma preparação, para sentir a presença de Deus, louvar. Manuais à parte, deixemos que a vovó Celina Macuácua, natural de Inhambane, residente em Maputo, diga do seu entendimento.

Ela rasga-se em lamentações quando afirma que “há quem vai à igreja apenas para exibir a roupa”. Para a vovó Celina, essas pessoas esquecem-se que aquele lugar é sagrado, que se deve entrar com humildade, com o comportamento sóbrio, agradável a Deus.

Assim, apenas para citar um exemplo, um pedaço de pano a menos não cai bem, conforme aponta a vovó. É por este motivo que diz: “dentro da igreja ‘hasiyana’ (não temos os mesmos princípios), e há muita gente que nos envergonha, porque os seus motivos não têm nada a ver com a adoração, com a libertação, vão exibir-se, falar mal dos outros e apreciar os outros”.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana