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UEM assume dianteira na formação de quadros

Por admin

A Universidade Eduardo Mondlane, pioneira do Ensino Superior no país, está introduzir, tendo em conta o rol de várias actividades em curso, padrões de avaliação para 

a melhoria da qualidade de ensino.

Um documento sob título “Desafios e Perspectivas do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior” foi largamente debatido durante a reunião anual da instituição realizada há dias.

Depois de contextualizar o assunto através da aprovação da Política e Quadro normativo básico relativo a Qualidade do ensino superior no país, o documento destaca que a UEM assume a responsabilidade de promover e assegurar a implementação do sistema de garantia de ensino estruturado e sustentável.

A Universidade Eduardo Mondlane preconiza ainda nos seus objectivos o controlo do eventual declínio da qualidade associado à expansão do acesso e à equidade. Este pressuposto assenta, segundo o documento, na definição de padrões e indicadores de qualidade de ensino aceitáveis à sociedade. Deste modo irá garantir o uso eficiente dos recursos financeiros disponíveis, tendo em conta o aumento do número de estudantes.

Aliás o Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Orlando Quilambo, disse numa das suas intervenções que a componente da formação pedagógica de docentes iria contribuir, sobremaneira, para a melhoria gradual do sistema de ensino.

Refira-se que apesar dos constragimentos que tem a ver com os parcos recursos alocados à instituição pelo Estado, a UEM continua a ser uma referência do ensino no país. Num ranking continental lançado recentemente, a Universidade Eduardo Mondlane situa-se no meio da tabela entre as 100 melhores universidades de África. Sublinhe-se nessa lista a UEM é única instituição superior do país que figura na lista.

Destaque-se que a UEM tem actualmente em funcionamento 11 faculdades, seis escolas superiores, oito centros de investigação e 137 cursos de diferentes áreas. Para a sua funcionalidade a instituição conta com dois mil 500 funcionários do Corpo Técnico Administrativo e com um quadro docente de mil e 650 professores. Neste momento estão matriculados cerca de 31 mil estudantes.

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