Redacção
Os jogadores da Selecção Nacional de Futebol “Mambas” concentram-se amanhã, segunda-feira, na capital portuguesa, Lisboa, para iniciar a preparação dos jogos contra a Guiné-Equatorial, em Malabo, e Cabo Verde, em Lisboa, inseridos na Data-FIFA (1 a 10 de Outubro).
A viagem de Lisboa a Malabo está marcada para quarta-feira, onde jogam dia 7 de Outubro. No dia 08, o combinado moçambicano regressa a Lisboa para enfrentar Cabo Verde às 15 horas do dia 10 de Outubro, num estádio por indicar.
O Seleccionador Nacional de Futebol, Abel Xavier, chamou 22 jogadores para a dupla jornada, havendo a destacar as ausências do defesa Mexer e do guarda-redes Ricardo Campos, utilizados no último encontro frente ao Quénia.
De fora ficaram também os jogadores dos Ferroviários de Maputo e da Beira, porque a selecção regressa ao país na véspera do embate entre ambas equipas a contar para o “Moçambola”.
O defesa Kito, do Costa do Sol, continua entre os escolhidos, numa lista que entram Lau King e Cremildo, do Desportivo de Nacala e União Desportiva do Songo, respectivamente, para além do regresso do defesa Malembana.
Abel Xavier indicou que os dois adversários são competitivos e vão permitir aos “Mambas” evoluírem num espaço adverso, com características próximas daquelas que vão encontrar nos desafios de qualificação ao CAN 2019.
– Vamos defrontar dois adversários extremamente competitivos. A Guiné-Equatorial tem uma selecção muito forte e queremos competir com selecções também fortes.
Referiu que o desafio com Cabo Verde carrega consigo um simbolismo e vai permitir que a comunidade moçambicana em Portugal veja de perto a sua selecção.
– É um jogo extremamente importante para valorizar toda estrutura. Em termos desportivos há uma valorização importante, antevejo scouting internacional, um jogo extremamente competitivo, que queremos manter a nossa identidade de jogo, sermos dominadores. Vejo coisas positivas nestes dois jogos.
Eis a convocatória:
Guarda-redes: Guirrugo (Costa do Sol) e Víctor (Ferroviário de Nacala).
Defesas: Bheu (Nacional), Kito (Costa do Sol), Zainadine (Maritimo), Malembana (BFC Dynamo), Jeitoso e Edmilson (Cape Town) e Reinildo (Sporting Covilhã).
Médios: Clésio (Panetolikos), Telinho (Liga Desportiva de Maputo), Raúl (Ferroviário de Nampula), Geraldo (Nacional), Kambala, Luís Miquissone e Cremildo (União Desportiva do Songo), Lóló (Costa do Sol) e Gildo (Maritimo).
Avançados: Domingues (Bidwest Wits), Ratifo (FC Koln II), Lau King (Desportivo de Nacala) e Isac (Costa do Sol).