Início » ACIDENTES DE VIAÇÃO: Treze mortos e 19 feridos graves em Xinavane

ACIDENTES DE VIAÇÃO: Treze mortos e 19 feridos graves em Xinavane

Por admin

Redacção

Pelo menos 13 pessoas morreram e outras 19 estão hospitalizadas em estado grave na sequência de um violento acidente de viação ocorrido por volta das 11 horas de ontem na Estrada Nacional número Um (EN1), próximo do chamado cruzamento de Xinavane, distrito da Manhiça, província de Maputo.

O sinistro consistiu num embate frontal entre um camião articulado da marca MAN, com a chapa de inscrição ADG162MC, que fazia o sentido Incoluane-Manhiça, e um mini-bus de 32 lugares de transporte semi-colectivo de passageiros, de marca Toyota Coaster, com chapa de inscrição ADB 828 MC, que seguia na direcção contrária.

Segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique, Fernando Manhiça, este acidente foi causado por uma ultrapassagem irregular, aliada à velocidade excessiva protagonizada pelo motorista do mini-bus.

Relatos colhidos em uma testemunha ocular indicam que o embate entre estas viaturas foi tão forte que o semi-colectivo de passageiros foi reduzido a sucata e a EN1 permaneceu bloqueada, por algum tempo, à circulação de viaturas nos dois sentidos, uma vez que havia corpos espalhados na via, alguns dos quais completamente desfigurados.Estas fontes também referiram que oito dos 13 óbitos foram imediatos e  outros cinco ocorreram instantes posteriores. Dos 19 feridos graves, seis foram encaminhados imediatamente ao Hospital Central de Maputo e os restantes estão a beneficiar de assistência médica no Hospital Rural da vila municipal de Manhiça, o mesmo acontecendo com os sete feridos ligeiros.

 

Entretanto, ainda na EN1, mais concretamente na baixa de Chicumbane, distrito de Limpopo, província de Gaza, um outro acidente de viação condicionou o tráfego das 21 horas de Sexta-feira até às sete horas e trinta minutos de ontem.

O facto resultou do despiste e capotamento de um camião de carga pertencente à empresa Mussa Ibrahimo, baseada no distrito de Inharrime, província de Inhambane. Segundo a Polícia, foi originado pelo cruzamento irregular deste com um outro, desta feita, da empresa Transportes Chica.

Refira-se que após o restabelecimento da circulação, na manhã de ontem, registou-se um movimento desusado de veículos na zona baixa da cidade de Xai-Xai, nomeadamente veículos de grande porte que estavam retidos no local do sinistro.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana