Início » CAMPEONATOS PROVINCIAIS E REGIONAIS: Tempos de batota no futebol

CAMPEONATOS PROVINCIAIS E REGIONAIS: Tempos de batota no futebol

Por admin

O futebol está a perder credibilidade devido ao apuramento de clubes como vencedores de diferentes competições através de decisões dos órgãos de disciplina da Federação Moçambicana de Futebol (FMF). Ter um campo em condições, contratar jogadores e treinadores e compensá-los devidamente já não chega…

A FMF é anualmente chamada a debelar o fogo entre os meses de Agosto e Dezembro, portanto, na última fase da época futebolística. Faz todo sentido: é por estas alturas que se fazem as contas finais.

Este ano não foge à regra. A federação tem em mão pelo menos três protestos cujos desfechos ditarão os vencedores de igual número de competições, nomeadamente o Campeonato Provincial de Futebol de Maputo; Campeonato Nacional de Futebol da II Divisão de Honra da Zona Norte e Campeonato Nacional de Futebol da II Divisão de Honra da Zona sul. 

Da província do Maputo, a FMF está a analisar o recurso interposto pelo Clube da Manhiça, inicialmente proclamado vencedor do campeonato provincial que, entretanto, viu o título fugir para o Clube dos Amigos, na sequência da desqualificação do Magica Futebol Clube por ter faltado a um dos três últimos jogos da prova (ver texto abaixo).

Na zona sul do país, a FMF teve que cancelar a última jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Honra, inicialmente programada para ontem devido à situação gerada pela falta de comparência averbada à Associação Desportiva de Chókwè, jornada passada, no jogo que devia ter realizado com o SHM de Vilankulo.

Foi a terceira falta de comparência e o artigo 66º do Regulamento de Disciplina da FMF penaliza com desqualificação o clube que averbar três faltas de comparência numa prova por pontos, anulando-se os resultados obtidos com a equipa em causa.

O Incomáti soma 48 pontos, mais três que o Matchedje. Na última jornada, os “açucareiros” enfrentam Águias Especiais de Maputo, enquanto os “militares” deslocam-se a Moamba para bater-se com o Ntumbuluku FC.

O Incomáti deverá perder seis pontos porque ganhou os dois jogos, enquanto Matchedje terá a redução de quatro pontos, juntando a vitória em casa e o empate no Chókwè.

Texto de Custódio Mugabe

 

custodio.mugabe@snoticicas.co.mz

 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana