Início » Gemuce: o escultor de Filipe Samuel Magaia

Gemuce: o escultor de Filipe Samuel Magaia

Por admin

Por Maria de lurdes Cossa
malu.cossa@snoticicas.co.mz
Usa tintas, desenhos, imagens e outros recursos como meios de comunicação para expor as suas preocupações. Os seus temas reflectem, quase sempre, o seu estado de humor, convicções e contradições intelectuais, bem como a sensibilidade sobre o dia-a-dia. Chama-se Pompílio Hilário Gemuce, mas é pelo último nome que é conhecido em Moçambique e além-fronteiras.

 

Sonhador, apaixonado em observar horizontes e misturas de diver­sos povos e etnias, Gemuce é um homem franzino e de uma simplicidade de encantar qualquer “alma vivente”. O seu trabalho, quase sempre figurativo, deve-se, por um lado, à convivência com os movimentos artísticos ucranianos dos anos 80 e, por outro, à sua for­mação académica naquelas terras longínquas.

Há sensivelmente um mês, numa cerimónia dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, Maputo parou para assistir à inauguração de mais uma obra de arte deste artista, nas proximidades da terminal Inter-Provincial de Maputo (Junta). Desta vez era a estátua de Filipe Samuel Magaia, combatente que integrou o grupo de primeiros guerrilheiros que receberam treinos militares na Tanzânia e Argélia, com o propósito de combater o colonialismo português.  

Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana