Aníbal Manave lançou publicamente na última sexta-feira, em Maputo, a sua candidatura ao cargo de presidente do Comité Olímpico de Moçambique (COM), manifestando o desafio de elevar o número de atletas representantes do país nos Jogos Olímpicos (JO).
A Assembleia-Geral que vai eleger o sucessor de Marcelino Macome está confirmada para o dia 13 de Abril corrente e o antigo ministro da Juventude e Desporto, Joel Libombo, já sabe que terá um adversário à altura.
Basta lembrar que Aníbal Manave foi atleta internacional, dirigente de clube e da federação de basquetebol, modalidade que ocupa actualmente a posição de vice-presidente na FIBA-África, para além de ser secretário-geral do COM.
Aliás, é essa experiência desportiva que Aníbal Manave pretende usar para catapultar o COM para patamares elevados, começando por aumentar o número de atletas moçambicanos já nos próximos JO agendados para 2020 no Tóquio.
Para o efeito, o candidato da continuidade defende a concentração de esforços em determinados atletas e exploração de parcerias internacionais para a sua devida preparação.
Por outro lado, entende que o atleta deve estar sempre em primeiro lugar e aquele organismo não pode ser apenas um entreposto financeiro entre os parceiros e as federações nacionais na gestão do processo olímpico.
– O COM deve assumir a coordenação e supervisão técnica e estratégica de todo o projecto olímpico em estreita ligação com as federações, definindo com clareza os atletas prioritários e os critérios de acesso a bolsas olímpicas.
Manave propõe-se a melhorar o rácio entre atletas apoiados e as qualificados para os Jogos Olímpicos e ainda aumentar o escrutínio técnico e clínico no processo de preparação, melhorando os factores de risco de qualificação.
Manifesta-se contra boleias olímpicas, por isso defende como princípio que apenas um atleta qualificado deverá participar nos JO.
O nosso Jornal está em condições de garantir que algumas federações nacionais já manifestaram apoio à candidatura de Aníbal Manave, entre elas as de basquetebol, atletismo, ténis, voleibol e andebol.
No elenco de Aníbal Manave pontificam figuras como Penalva César, Camilo Antão, Valige Tauabo, Palmira Pedro Francisco e Ludovina de Oliveira.