Início » Vinte e oito novas escolas entram em funcionamento

Vinte e oito novas escolas entram em funcionamento

Por admin

Vinte e oito novas escolas entram em funcionamento este ano em Inhambane no quadro de alargamento da rede escolar.

Deste universo, vinte são de nível primário e as restantes oito são secundárias do primeiro ciclo.

Com a entrada em funcionamento destes estabelecimentos de ensino sobe para 867 (oitocentos sessenta e sete) o número de escolas existentes na província de Inhambane sendo oitocentas e uma escolas primárias, cinquenta e uma secundárias, onze de ensino técnico profissional e quatro institutos de formação de professores.

Os novos estabelecimentos de ensino, contribuirão na redução de distâncias que as crianças percorrem para chegar à escola mais próxima.

O Porta-voz da Direcção Provincial de Educação e Cultura em Inhambane, Teixeira Chamusso, referiu que os cálculos feitos indicam um rácio médio de oito quilómetros, o que significa que a distância média que os alunos percorrem de casa a escola é que oito a dez quilómetros.

Por outro lado, no âmbito de preparação do ano lectivo, estão a ser distribuídas pelas escolas da província de Inhambane pouco mais de oito mil e quinhentas carteiras.

“A alocação deste material é um alento para a melhoria de qualidade de ensino, pois vai reduzir o número de crianças que estudam sentadas no chão”, disse Teixeira Chamusso, porta-voz da Direcção Provincial de Educação em Inhambane.

A fonte fez saber que está em curso nos distritos de Inhambane, o processo de alocação do livro de distribuição gratuita um processo que se espera termine até finais deste Janeiro porque a ideia é arrancar o ano lectivo com o livro nas mãos das crianças.

“Como não chove com intensidade na província, o processo de colocação do livro pelas escolas decorre sem sobressaltos”, sublinhou Teixeira Chamusso.

A contratação de professores é outra actividade em curso em Inhambane e a meta é recrutar 677 dos mil e duzentos profissionais.

Pouco mais de 467.200 mil alunos serão assistidos por cerca de treze mil professores na província de Inhambane.

Aminosse Moisés

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana