Início » Um dia na escola mais antiga da capital

Um dia na escola mais antiga da capital

por Idnórcio Muchanga

Tornar a Escola Primária Completa do Alto Maé numa instituição de ensino de referência na cidade, através do resgate da segurança no recinto escolar e da disciplina no processo de ensino e aprendizagem, tem sido o maior desafio da nova direcção. Os resultados já se tornam visíveis.

Localizada no bairro do Alto Maé, a Escola Primária Completa do Alto Maé é o estabelecimento de ensino mais antigo da cidade de Maputo. Há oito anos tornou-se centenária.

Dois blocos compõem a escola: o mais antigo – inaugurado em 1914 – ainda preserva uma estrutura arquitectónica típica de edifícios erguidos no tempo colonial. Aliás, naquele tempo, esta era chamada de Escola Municipal Paiva Manso.

Com a independência, passou a chamar-se Escola do Alto Maé e mais tarde, Escola Primária Completa do Alto Maé.

Há poucos registos da história da instituição. De acordo com o actual director deste estabelecimento de ensino, Alberto António, não se sabe a data (dia e mês) concreta em que esta foi aberta senão que foi no ano de 1914. Este facto faz com que a Direcção da Escola equacione a possibilidade de a data da inauguração passar a ser celebrada no dia da cidade de Maputo.

Possui um total de 24 salas de aula distribuídas pelos dois edifícios: o mais antigo conta com 15 salas com capacidade para 30 carteiras duplas; e o segundo, inaugurado em 1958, com 9 salas. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana