Sociedade

SAÚDE: Problemas digestivos podem deixar o hálito com cheiro a fezes

Todo mundo acha que quando o cheiro do corpo está desagradável é sinal de que a higiene pessoal não anda boa. Mas a verdade é que nem sempre acontece assim.

Muitos problemas de saúde acabam deixando certas regiões do corpo com cheiros específicos e, quase sempre, nada agradáveis. Um bom exemplo disso são problemas no sistema digestivo, especialmente, no intestino; que podem deixar o hálito com cheiro a fezes. Acredita nisso?

Como você vai ver na lista abaixo, muitas outras doenças (crónicas ou não) podem alterar a forma como o seu corpo cheira.

1. Cheiro fecal

Se você não consegue se livrar desse cheiro, pode ser que você esteja com algum tipo de obstrução intestinal. Esse é um tipo de condição médica perigosa, que acontece quando o intestino grosso ou delgado está bloqueado de alguma forma.

O reflexo disso, normalmente, é um hálito que tem um aroma muito parecido com o de fezes e que só se agrava depois das refeições. Mas o cheiro também pode estar presente no suor das axilas e em outras partes do corpo que transpirem mais.

2. Cheiro amargo

Outro cheiro do corpo que pode ser um alerta sobre a sua saúde é o odor amargo. Normalmente, esse é um reflexo de problemas no fígado, capazes de produzir uma variedade de substâncias químicas com cheiros peculiares, aliás.

3. Cheiro a peixe

Pode parecer engraçado e improvável, mas existe uma síndrome de odor de peixe, também conhecida por Trimetilaminúria. Para quem não sabe do que se trata, esse problema altera o cheiro do corpo, deixando o aroma parecido com o de peixe podre na urina, no suor e até mesmo no hálito.

Outros factores que podem deixar o cheiro do corpo parecido com o de peixe podre são os hábitos alimentares ou a presença de bactérias específicas. É por isso que o tratamento dessa síndrome é a base de antibióticos, loções ácidas e determinações dietécticas.

4. Cheiro doce

Cheiro doce ou frutado no corpo pode ser sinal de diabetes. Isso pode acontecer devido aos altos níveis de cetonas na corrente sanguínea.

Se a sua urina também apresentar esse cheiro específico, também pode ser um sintoma da doença ou da síndrome de urina de xarope de bordo, um transtorno metabólico que provoca a incapacidade do corpo para quebrar os aminoácidos valina, leucina e isoleucina.

5. Cheiro a ovo podre

Se esse é o seu problema, pode ser que você esteja comendo muita carne. Isso porque a proteína animal sobrecarrega o sistema digestivo. O cheiro, em específico, é causado pelo alto conteúdo de aminoácidos que contêm enxofre e que estão presentes na carne, especialmente nas vermelhas.

Embora os aminoácidos façam mal, eles precisam de ser bem digeridos, o que dificilmente acontece.

Fonte:Thamyris Fernandes

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo