Sociedade

SAÚDE: Plantio de árvore traz benefícios à saúde pública

Doenças cardíacas e respiratórias, obesidade, depressão e tantos outros problemas de saúde poderiam ser menos frequentes na população se as cidades fossem mais arborizadas.

Num relatório produzido pela organização americana The Nature Conservancy, os cientistas defendem que as árvores urbanas são uma importante estratégia para a melhoria da saúde pública, devendo ser financiadas como tal para alcançar, com êxito, essa questão.

Os benefícios trazidos pelas árvoressão diversos. Só para citar alguns exemplos, elas filtram o ar, ajudando a remover as partículas finas emitidas pelos carros e indústrias, retêm a água da chuva e diminuem as despesas com o aquecimento global.

Árvore, sinónimo de saúde

A defesa dos cientistas sobre as árvores urbanas como estratégia de saúde pública é comprovada e reafirmada por diversos estudos, alguns dos quais demonstraram que pessoas que vivem em bairros arborizados apresentam menor risco de desenvolver doenças cardíacas e AVC (Acidente Vascular Cerebral). As árvores, além de auxiliarem na redução dos índices de poluição, também ajudam a diminuir o estresse.

Vale lembrar que casos de depressão e ansiedade têm aumentado entre os adolescentes e preocupado pais e profissionais da área médica. Mas um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicado na revista Health & Place, mostrou que factores ambientais podem reverter esse quadro, quando as pessoas têm contacto com espaços verdes.

 

 

Fonte: Vanessa de Oliveira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo