Início » SAÚDE: Não deixe o bebé debaixo de tendas na praia

SAÚDE: Não deixe o bebé debaixo de tendas na praia

Por Idnórcio Muchanga

Os bebés também podem desfrutar de um tempo agradável passado à beira-mar, desde que sejam tomadas as devidas precauções.

Mas, a partir de que idade é seguro ir à praia?

Todos os bebés devem apanhar sol para que a síntese da vitamina D se faça. Mas apanhar 15 a 20 minutos de sol às horas saudáveis não é a mesma coisa que estar na praia horas seguidas.

A maioria dos médicos é cuidadosa em recomendar praia antes dos 6 meses de vida. Uma coisa é certa: seja qual for a idade, não pode faltar protector solar, guarda-sol ou corta-vento, além de toalhas. É que a areia também queima! Adicionalmente, as tendas são fortemente desaconselhadas devido ao efeito de estufa, aumentando o risco de desidratação.

E quanto ao horário?

A pele das crianças é fina e sensível. Mesmo quando há vento ou nevoeiro, os raios ultravioleta podem penetrar essa frágil barreira e causar queimaduras. Por isso, evite levar as crianças à praia entre as 11h00 e as 16h30. Nesse horário, as radiações ultravioletas são ainda mais perigosas e o risco de queimaduras solares aumenta.

De que forma deve estar vestida?

Embora os bebés fiquem muito giros decalções ou biquíni, essa indumentária não chega. Vista o seu bebé com calças e camisolas frescas, em algodão, tapando os braços e as pernas. Nunca se esqueça de lhe colocar um chapéu com abas largas. Os óculos de sol não são recomendados para todos os bebés ou crianças. Se o bebé já caminha podeandar descalço, mas atenção à areia quente.

Que tipo de protecção solar deve usar?

Escolha um protector solar adequado para crianças, com um factor de protecção UVA e UVB elevado (FPS 50 ou 50+), de preferência com filtros físicos ou minerais. Aplique sempre antes de vestir o bebé para garantir que não deixa nenhuma zona do corpo de fora. Repita asdosespassadas em uma ou duas horas, sobretudo após o banho, mesmo que o protector seja à prova de água.

Fonte: CUF

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana