Os especialistas, geralmente, recomendam deixar os cotonetes de lado, pelo menos para a limpeza rotineira do aparelho auditivo.
Aliás, a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que você nem precisa se preocupar tanto com esse hábito, pela simples razão de que o ouvido tem a capacidade de se "auto-limpar". Outrossim, observa que “cera não é sujidade”, mas sim um hidratante natural, que protege o canal auditivo. Desta forma, a sua limpeza excessiva, através do cotonete, não beneficia em nada a sua saúde.
Assim sendo, você só precisa limpar o ouvido do lado de fora. Nenhum líquido ou agente externo deve ser inserido, a menos que seja parte do tratamento recomendado por um especialista.
Então, não tenha medo de ficar com o ouvido sujo. Quando há cera visível, podemos retirá-la com a ajuda de uma toalha húmida. E para manter a higiene, basta lavar com água e esfregar atrás da orelha e as curvinhas durante o banho.
Entretanto, para lá da incorrecta utilização na área da saúde, os motivos que estão na base da decisão de deixar o cotonete de lado prendem-se com a poluição ambiental.
É que, na maioria dos casos, após a utilização, são atirados para a sanita, e os bastões de plástico acabam por ir parar ao mar, através das redes de esgostos, sendo a sua eliminação nas estações de tratamento de água quase impossível.
Fonte: Adaptado de Visão Mais & Giulia Ebohon