Sociedade

SAÚDE: Brincos em bebés sim ou não?

Tem dúvidas quanto a pôr brincos ou não ao seu bebé? Que vantagens e inconvenientes tem?

O facto de pôr brincos no bebé tem, basicamente, um grande inconveniente que é o de poder causar-lhe dor ou incómodo, por um lado, quando se furam as orelhas, por outro, quando já usa os brincos. No primeiro caso, se é certo que furar as orelhas é doloroso para a recém-nascida, também nos devemos lembrar que é algo que ela não recordará e que, dificilmente, deixará algum trauma ou memória dolorosa. No segundo caso, pode acontecer que a criança tenha uma pele muito delicada e reaja com irritação ou alergia aos brincos. Nessa situação, deve tirar-lhe os brincos imediatamente. De facto, neste sentido, é importante escolher brincos de qualidade para o bebé, confeccionados com materiais nobres, como o ouro, que não causam nem alergias nem irritabilidade cutânea.

Como devem ser os brincos para bebé? 

Há muitos tipos diferentes de formas, cores e motivos de brincos para bebés. Se decidiu colocar brincos na sua filha, tome em atenção que devem cumprir certas características:

• Material hipo-alergénico. A fim de evitar reacções alérgicas e irritabilidade cutânea, os brincos devem ser fabricados em material hipo-alergénico, como o ouro de 18 quilates ou a prata.

• Espessura do filamento. O filamento que se introduz na orelha deve ser fino para mais comodidade da menina.

• Ponta arredondada. Para evitar que a peça de trás do brinco se espete na pele do bebé, o bico, que nos brincos de adulto costuma ser afiado, deve ser arredondado e, de preferência, de rosca.

Onde ir para fazer os furos?

Há vários lugares onde furar as orelhas do bebé em segurança. Este serviço é realizado actualmente em joalharias e farmácias.

Existem dois métodos para fazer os furos nas orelhas do bebé: com pistola perfuradora; com agulha, que é o método antigo utilizado por enfermeiras e pessoal médico e, por isso, o mais recomendado por ser uma técnica asséptica que implica um processo mais delicado e preciso.

Fonte: Mi bebé y yo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo