Sociedade

Região Sul vai registar restrições de energia

A região Sul do País, com particular incidência para as cidades de Maputo, Matola e arredores, vai registar, nas horas de ponta, cortes no fornecimento de energia eléctrica durante cerca de duas semanas, a partir do próximo dia 26 de Abril, em consequência do processo de substituição do antigo equipamento, em curso na Subestação do Infulene, localizada em Maputo.

Conforme explicações da Electricidade de Moçambique (EDM), há necessidade de proceder à ligação do novo transformador de 250 MVA, adquirido em Portugal, instalado recentemente, em substituição do antigo transformador de apenas 60 MVA.

Trata-se de uma operação de engenharia que vai acabar com as oscilações e cortes no fornecimento de energia na região abastecida pela Subestação de Infulene, melhorando desta forma a qualidade de energia, conforme garantiu Gil Massinga, director da Divisão de Transporte Sul da EDM.

Ainda prevemos a existência de cortes, mas muito reduzidos, pois estamos a empreender esforços para que isso não seja de modo crítico”, amenizou Gil Massinga, para em seguida acrescentar que “pretendemos sensibilizar os nossos clientes sobre essa situação, que poderá ocorrer nas regiões da Matola, Zimpeto, Maputo, incluindo as províncias de Gaza e Inhambane, devido aos trabalhos que estamos a realizar”.

A EDM está agora a finalizar, na Subestação de Infulene, o comissionamento do transformador número um, para aumentar a capacidade da carga a nível de toda zona Sul do País, particularmente da cidade e província de Maputo.

As obras encontram-se, neste momento, na sua fase crucial e tudo o que podia ser realizado sem se efectuar cortes de energia, foi feito, tendo agora chegado a altura em que temos de interromper o fornecimento para pôr em funcionamento o novo transformador”, disse Massinga.   

Refira-se que o equipamento que até então funciona naquela subestação data de 1971, sendo que já não suporta a carga existente na região Sul, segundo afirmou o director da Divisão de Transporte Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo