Sociedade

Primeiro-Ministro empossa novo director do INGC

O Primeiro Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, empossou na passada quinta-feira João Osvaldo Machatine como novo Director-Geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

Segundo o governante, a muda de direcção do INGC visa imprimir maior dinamismo na implementação das acções preconizadas no Programa Quinquenal do Governo, sobretudo no que se refere à gestão sustentável e transparente dos recursos naturais e do ambiente.

Carlos Agostinho do Rosário dissse que para mitigar o efeito das calamidades naturais, causadas pelas mudanças climáticas, a acção do Governo centra-se em dois eixos principais, designadamente a melhoria da capacidade de monitoria/ aviso prévio de cheias e ciclones e redução da vulnerabilidade, a médio e longo prazos, apostando na construção de infra-estruturas de regulação dos rios.

O Governo acredita que o empossado tem um perfil ideal para responder aos desafios de tornar Moçambique num país resiliente  às mudanças climáticas, apontou o Primeiro-Ministro.

São desafios do INGC a implementação de estratégias de adaptação às mudanças climáticas, incluindo o mapeamento das zonas mais vulneráveis e adaptação de tecnologias e produtos agrícolas; a concepção de estratégias agrícolas nas zonas semiáridas do país; a adopção de estratégias de balanceamento hídrico entre zonas de excesso de água e zonas de carência e a massificação, a nível nacional, de actividades de prevenção das calamidades naturais.

Consta ainda do rol dos desafios a revitalização das instituições de emergência nas grandes cidades e criação de mecanismos de financiamento de acções de prevenção e mitigação das calamidades naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo