Início » Preços disparam em Manica

Preços disparam em Manica

Por admin

Sempre que se aproxima a quadra festiva, os preços de produtos, principalmente de primeira necessidade, disparam e a vida dos cidadãos torna-se cada vez mais complicada. Na cidade de Chimoio, capital da província de Manica, a situação está tornar-se cada vez mais difícil quando faltam apenas alguns dias para Festa da Família e de Fim de Ano.

O agravamento de preços acontece em quase todos mercados formais e informais. Até em algumas barracas fixas os preços também estão a “falar” mais alto. No mercado Josina Machel, um dos centros comerciais de renome e frequentado por uma classe considerada de elite, os preços estão em subida.

Se um favo de ovos é comprado por 125 meticais, dia seguinte pode custar dez ou quinze meticais mais caro. A batata, tomate, cebola e outros produtos também registam um agravamento assustador de preços.

Já na mercearia, arroz, óleo, açúcar, sabão e demais alimentos estão a bater recorde. Cada loja tem seu preço. Um saco de 25 quilograma de arroz de qualidade média está ser comprado a 600 ou 700 meticais. Cinco litros de óleo alimentar rondam os 300 meticais.

A cebola saiu de trinta e cinco meticais para cinquenta meticais cada quilograma. Cada lata de tomate, outrora vendida a cem meticais, disparou para 120 meticais.

Abílio Antunes, ou simplesmente Chipanela como é popularmente conhecido, é um dos maiores avicultores da província de Manica, senão da região centro do país. Para além de fornecer galinhas, frango congelado e ovos aquela província, abastece as cidades da Beira, Tete e Quelimane. Também cobre alguns distritos da região norte do Moçambique. Disse ao  domingo que está preparado para assegurar o stock variado de produtos para a satisfação dos seus clientes nesta altura do ano.

INSPECÇÃO NO TERRENO

Maria Daniel, delegada provincial da Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) em Manica INAE disse à nossa Reportagem que a sua instituição continuará implacável contra todos aqueles que durante as festas tentam obter lucros ilicitamente, especulando preços de alguns produtos, principalmente de primeira necessidade.

Explicou que para o efeito foram criadas várias brigadas multissectoriais que trabalham nos principais mercados e outros centros comerciais da província.

Não toleraremos perturbação

da ordem e tranquilidade públicas

Belmiro Mutadiwa, porta-voz da PRM em Manica

A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Manica, através do seu porta-voz, Belmiro Mutadiwa, diz que não tolerará qualquer comportamento que atenta contra a ordem e tranquilidade públicas.

Segundo aquele porta-voz, a PRM está preparada para intervir e repor a ordem em qualquer circunstância. Apelou a população a denunciar qualquer comportamento que possa constituir perigo para a sociedade.

Nós estamos preparados, mas sem a participação da comunidade no combate ao crime, a PRM não será capaz de resolver o problema. Cada um é chamado a ser vigilante para garantir que a festa da Família e de fim de ano decorra num ambiente de sossego”, apontou.

Para prevenir os acidentes de viação, a polícia tem destacado uma equipe multissectorial envolvendo o Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER), para regular o trânsito e fazer cumprir com rigidez as regras elementares.

Nesta operação, considerada de grande dimensão, está igualmente contemplada a força de guarda-fronteira que terá a missão de combater crimes transfronteiriços que de algum momento a esta parte estão a assumir contornos alarmantes.  

Domingos Boaventura

mingoboav@gmail.com

 

 

 

 

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana