Início » Praga ataca campos de morango

Praga ataca campos de morango

Por admin

Vários campos de produção de morango, no distrito de Namaacha, província de Maputo, estão a ser invadidos por uma doença que atrofia as folhas das plantas. Ainda não há informações certas sobre a proveniência desta praga.

Grande parte da população do distrito de Namaacha, província de Maputo, dedica-se à agro-pecuária. A produção de morango não era sua aposta, facto que abria espaço para o mercado sul-africano.

Contudo, em 2013 e com a ajuda de três instituições, nomeadamente, Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Universidade de Florida os produtores experimentaram esta cultura, ensaiando novas variedades.

Dados colhidos junto dos produtores indicam que a infestação dos campos começou a fazer-se sentir na campanha do ano passado, 2014.

Facto curioso, é que são atacadas somente as mudas da variedade sul-africana, Festival, adquiridas pelas empresas fornecedoras que promoviam ensaios naqueles campos. Até ao momento, pelo menos três camponeses foram lesados.

Em consequência desta situação, os produtores mostram-se preocupados, visto que nas últimas duas campanhas a sua produção baixou para 30 a 40 por cento.

Segundo o produtor Erasmo Laldas Amratlalapós infestação das mudasforam recolhidas amostras e enviadas para o Instituto de Investigação Agrária (IIAM) tendo a análise laboratorial revelado que as plantas foram atacadas por um fungo chamado antracnose.

Para fazer face à situação, os produtores foram orientados para dar algumas medicações, mas até agora o bicho continua a estragar a produção.

Num outro desenvolvimento, Erasmo revelou que para além do problema de praga, enfrentam outro que é a chegada tardia das mudas da África do Sul. Para solucionar este problema, ele entende que as mudas deviam ser produzidas localmente pelo Instituto de Investigação Agrária.

De referir que antracnose é uma doença resultante da infecção das plantas por varias espécies que originam elevados prejuízos aos produtores. A doença pode manifestar-se em plantas de qualquer idade, mas ataca sobretudo os frutos em vias de amadurecimento. 

Abibo Selemane
habsulei@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana