Início » O homem é feito de sonhos e ambições

O homem é feito de sonhos e ambições

Por admin

Nasceu em Mandlakazi, província de Gaza, em 1973. É oriundo duma família pobre, constituída por 19 irmãos. Em 1983, saiu da sua zona de origem e veio a Maputo, quando 

apenas tinha dez anos de idade, para prosseguir com os estudos. Ele chama-se César Muianga, empresário e proprietário da “Help-multiservice”, uma empresa que actualmente é referência nos serviços de limpeza doméstica e na gestão imobiliária.domingovisitou-o recentemente no seu escritório para uma breve conversa com este jovem empreendedor.

Casado e pai de três filhas, César Muianga confessou ter tido uma infância difícil, porém também interessante. Saiu de Mandlakazi após concluir a 2ª classe. Quando chegou à capital do país, as aulas já estavam no meio. Mesmo assim, sua mãe matriculou-o na Escola Primária Unidade 25, para fazer a 3ª classe.

No final do ano, já no período dos exames, foi retirado da sala de provas, porque tinha começado a estudar no meio do ano e não tinha obedecido todos os procedimentos necessários para ser avaliado no final do ano. Por isso teve de repetir o nível no ano seguinte.“Aquele acontecimento deixou-me muito triste. Repeti a classe e não reprovei, tendo sido assim até à minha licenciatura”.

Depois de fazer o ensino primário, Muianga entrou para a Escola Primária de segundo grau Noroeste “2”, onde frequentou a 6ª e 7ªclasses. Já em 1990, entrou na Escola Industrial 1º de Maio, onde fez o curso de mestre-de-obras. Saiu em 1992, e no ano seguinte ingressou no Instituto Industrial de Maputo, tendo frequentado o curso de Construção Civil que veio a concluí-lo em 1996.

Licenciado em Gestão de Empresas, numa das universidades de renome do país, Muianga começou a trabalhar pela primeira vez na empresa Construções Chemane, em 1996, onde ficou apenas 6 meses. Logo a seguir trabalhou também na empresa de Gestão e Mobiliária (Imovisa), aqui como director geral-adjunto e por fim foi parar no Banco Socremo, onde entrou em 2008 e saiu em 2010. Cansou-se de trabalhar para os outros e decidiu fundar a sua própria empresa.   

Gosto de Trabalhar com muita gente

 

Durante a entrevista com o jovem empresário, procuramos saber dele como é que lhe surgiu a ideia de criar uma empresa de limpeza e por quê escolheu o nome Help-multiservice para designá-la. Ele respondeu de pronto: “entendi que tinha capacidade de fazer um bom trabalho na minha própria empresa, já que para as instituições nas quais passei também o tinha feito, apesar de não terem sido na área de limpeza”

Acrescentou ainda que “outra razão que me fez criar esta empresa, é o facto de gostar muito de adrenalina. Sempre tive paixão em liderar massas, até porque, estaria a ajudar muita gente. Por isso, achei que uma instituição que se dedicasse às limpezas era a melhor opção. Já o nome Help-multiservice surgiu porque queria dizer em poucas palavras que a empresa vinha para ajudar as pessoas nas limpezas domésticas e indústrias de gestão imobiliária, e também porque daria emprego a centenas de moçambicanos”.

A Help-multiservice conta actualmente com cerca de 630 trabalhadores, dos quais 35 por cento são mulheres. De acordo com o nosso entrevistado, desejava-se ter mais mulheres nos serviços, mas o problema é que por vezes elas são obrigadas a interromper as actividades laborais devido a questões como gravidez, doenças dos filhos, entre outras.

E justificou: “os nossos clientes precisam sempre dos nossos serviços, para tal temos que sempre ter uma massa laboral activa. Essa é a razão que faz com que aqui ainda estejam em menor número em relação aos homens.”

domingoquestionou também se Muianga sentia-se realizado por ser já proprietário de uma das grandes empresas de limpezas a operar em Maputo. E respondeu: “ainda não me sinto realizado. Mas sinto-me feliz, porque de alguma maneira contribuo para que centenas de moçambicanos tenham salário para sustentar e ajudar suas famílias. Só me vou dar por satisfeito ou “realizado” quando consolidar-me ainda mais no mercado para poder ajudar mais famílias do nosso país”, concluiu.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana