DestaqueSociedade

NO PAÍS: Fraco comprometimento afecta implementação do Ensino Bilingue

  • A falta de estratégias, o financiamento limitado do Governo e a fraca promoção das línguas moçambicanas são apontados como alguns dos factores que contribuem para as dificuldades encaradas neste processo

Pesquisadores, professores primários e universitários, formadores e especialistas de várias áreas, interessados na problemática da educação, de um modo geral, e Ensino Bilingue, de forma particular, entendem que há falta de comprometimento, a vários níveis, com questões relativas ao Ensino Bilingue no país.

A reflexão foi feita durante o workshop sobre o Estudo da Transição da Língua de Instrução no Sistema Nacional de Ensino, realizado pela Universidade Eduardo Mondlane, através do Centro de Línguas da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, em parceria com a Universidade de Notre Dame, a Resilient Africa Network, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano.

A actividade, que teve lugar nos dias 22 e 23 deste mês, em Maputo, serviu para mapear as principais questões do sistema, os intervenientes-chave e o papel das evidências na melhoria do sistema. Foram, portanto, colhidos conhecimentos com o objectivo de influenciar a concepção da investigação para o estudo sobre a questão da transição da língua de instrução a realizar-se nos próximos tempos no país.

De forma concreta, pretendia-se “socializar as pessoas em relação ao que encontrámos no trabalho preliminar e ao contexto em que o Ensino Bilingue e a transição acontecem, e em relação àquilo que nós temos para frente, que é a pesquisa a ser feita em todo país”, explicou Carlos Manuel, pesquisador e professor da Universidade Eduardo Mondlane. Findas as actividades, afirmou que foram colhidos bons frutos. “O balanço é bom, porque conseguimos trazer pessoas que entendem esta situação: ensinar as crianças na língua que falam em casa e as vantagens que isso traz.” Leia mais…

TEXTO DE CAROL BANZE
carol.banze@snoticicas.co.mz

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo