Início » Niassa acolheu cerimónias centrais

Niassa acolheu cerimónias centrais

Por admin

O distrito de Cuamba, província de Niassa, acolheu ontem as cerimónias centrais das celebrações do 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, que este ano decorreram sob o lema “Eliminar 

Práticas Sociais Prejudiciais à Criança, é Responsabilidade de Todos nós”. O evento foi presidido pela Ministra da Mulher e Acção Social, Iolanda Cintura. Entretanto, o Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, conviveu ontem com dezenas de crianças do Município da Manhiça, com as quais almoçou, no prosseguimento da sua visita à província de Maputo.

 

Semana passada, na cerimónia do lançamento dos Planos Nacionais para as Áreas da Criança e da Deficiência, decorrido na capital do país, Cintura justificou a escolha deste lema como uma oportunidade para chamar à consciência da sociedade a necessidade desta apoiar a criança. “Com este lema pretende-se chamar a atenção de todos nós para prevenirmos e tudo fazermos para a remoção das práticas sociais que influenciam negativamente o desenvolvimento da criança”.

No lançamento dos referidos planos, a Ministra da Mulher e Acção Social, Iolanda Cintura, revelou que a materialização dos mesmos contou com a especial contribuição e auscultação das crianças e pessoas portadoras de deficiência em cada província.

Tendo em conta que a população do país é estimada em 23.700.715 habitantes, da qual 13.200.000 é população infantil, neste caso menores com idade entre 0 e 19 anos, Iolanda Cintura disse que a promoção e protecção dos Direitos da Criança constituem prioridades do Governo daí que este aprovou e está a implementar um conjunto de programas de protecção social. Estes têm o objectivo de assegurar o acesso aos serviços sociais básicos às crianças em situação de vulnerabilidade.

Contudo, ressalvou que apesar deste esforço todo, o país ainda enfrenta grandes desafios na área da criança e não só, daí que esta luta deve ser levada a cabo não só pelo Governo, mas também por todos os actores da sociedade civil.

“Os nossos parceiros devem olhar para estes instrumentos ao planificar as suas actividades. Temos que realizar acções em torno destes planos e não descentralizarmos, pois este acto nos vai permitir maximizar os esforços”, salientou Cintura.

 

Luísa Jorge

 

Fotos de Inácio Pereira

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana