Início » MUTHIYANA DE FIBRA: Quero levar o meu negócio além-fronteiras

MUTHIYANA DE FIBRA: Quero levar o meu negócio além-fronteiras

Por Idnórcio Muchanga

Nome: Júlia Francisco Foia

Idade: 26 anos

Naturalidade:Tete

Ocupação: Empreendedora

Conquistas: nasceu na cidade de Tete, onde também fez mais de metade do primeiro ciclo dos estudos. Com a morte dosseus pais, passou a viver e a estudar emMaputo, sob os cuidados dasua irmã.

A muthiyana do jornal domingo afirma que se sente realizada. É que, segundo ela, recuando no tempo, concluique a vida, simplesmente, lhe sorriu: não teve nenhuma dificuldade no percurso académico,o qual foi feito semnenhuma interrupção,e sempre foidistinguida como a melhor aluna.“Quando cheguei a Maputo já estava no segundo semestre da sexta classe, e terminei com sucesso até o nível médio”.

Paralelamente a isso, batia às portas, à procura de emprego, mas sempre como algo provisório, para custear alguns cursos básicos que fazia. E “oque me marcou num dos locais de trabalho por onde passei foi o facto de me mandarem fazer algo que não estava estabelecido no acordo: mandaram-me limpar a casa de banho… Mas, para segurar o trabalho, acabei por ficar refém e submeti-me”.

O tempo passou e resolveu criar o seu próprio negócio, de tecelagem de redes mosquiteiras. Outro facto importante na sua vida é que, em 2015, conheceu o pai do seu filho e, depois de alguns anos, passaram a viver maritalmente. No mesmo ano concorreu a uma das universidades para fazer o curso de Relações Públicas. Hoje frequenta o último ano deste curso.

Sonhos: O seu maior sonho é “ser gestora comercial e levar o meu negócio além-fronteiras”.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana