Sociedade

MUTHIYANA DE FIBRA: Quero abrir várias empresas

Nome: Laura Macie

Idade: 27 anos

Residência: Bairro de Albasine, Maputo

Naturalidade: Maputo

Profissão: empreendedora, animadora de eventos e palhaça

Conquistas: a “muthiyana” de fibra do domingo conta que passou a infância no bairro da Maxaquene “A”. Lembra que naquele tempo “era feliz e não sabia”, ou seja, uma maravilha.

Na Escola Primária Completa Avenida FPLM estudou até à sexta classe. Em Novembro de 2016 muda-se para o Bairro de Albasine, local onde se encontra actualmente a residir.

A mudança proporcionou a aventura numa nova escola, onde frequenta a 7ª classe na Escola Comunitária de Hitakula, em Albasine e o ‘salto’ para o secundário, aqui na Joaquim Chissano, onde frequentou de 8ª a 12ª classes. Terminado este trajecto no ensino secundário, ingressa no ensino superior. Foi no Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), actualmente denominado como Universidade Joaquim Chissano (UJC), onde se licencia em Administração Pública em 2019.

Entretanto, a mulher de fibra deste domingo aventurou-se por alguns cursos de pouca duração, como: Técnicas de Reportagem e Produção de Notícias; Curso de Jornalismo em TV; Empreendedorismo e Negócios; Curso de Apresentadores – Academia Tela de Talentos; e locutora na Rádio Voz Coop entre 2014 e 2015. mas, é como palhaça Magricella Magui que é sobejamente conhecida, isto nos meandros da representação. O nome surge em 2011, quando deu início a esta carreira. Tudo começou quando “um dos meus, actuais, colegas foi à minha então escola (Escola Secundária Joaquim Chissano) para fazer matéria de uma televisão que buscava talentos. O concurso era mais voltado à música. Como, na altura, eu gostava de cantar, acabei participando”.

Porém, ao invés de dar continuidade na área musical, foi convidada a fazer parte de um grupo de teatro por Amós Tembe. Circo Alegre Moz era nome do grupo. “Ele acabou desviando-me da música e ensinou-me a andar com pernas-de-pau e de seguida aprendi malabarismo”, narra. Magicella define-se como “multifuncional. Sou uma pessoa que mexe com um pouco de tudo…. Entre várias actividades, iniciei o curso de fotografia e imagem mas, devido a gestão do tempo, acabei interrompendo”, explica.

Sonhos: “Sonho em abrir várias empresas. Várias porque não quero ser dependente de uma”. Conta que já adquiriu alguns espaços onde pretende desenvolver a actividade de galinhas poedeiras. Faz, também, parte dos sonhos da nossa “muthiyana” trabalhar na Emirates Airlines como comissária de bordo. “Vi que os requisitos para se estar numa companhia aérea são acessíveis , desde que a pessoa tenha domínio da língua inglesa e a altura esteja dentro dos padrões”. Magricella nutre, juntamente com o seu grupo, Grupo Alegre Moz, o sonho de expandir a música infantil no país, sendo que “dentro desta arte nós temos música infantil”.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo