Sociedade

MUTHIYANA DE FIBRA: Pretendo abrir uma escola de tranças

Nome: Marta Anita Malunga

Idade: 23 anos

Naturalidade: Maputo

Residência: Maputo

Conquistas: Fez o ensino primário “numa escola de irmãs”. Trata-se de uma instituição de ensino localizada num dos bairros da capital do país, gerida por uma instituição religiosa. A passagem por lá trouxe coisas boas, conforme afirma a “muthiyana” de fibra desta edição do domingo. “Aprendi muitas coisas, sobretudo a ter amor pelo próximo, a ajudar. Ajudávamos a cuidar de crianças órfãs abrigadas no internato, a deixá-las lindas…”. E, por falar em beleza, é exactamente esta questão que move a jovem Marta presentemente. De que forma? Fazendo perucas para embelezar a cabeça das mulheres. O resultado enche o olho de qualquer um que aprecia a arte através dos cabelos. São artigos que saem “a partir de 800 até 1500 Meticais”. Entretanto, as suas mãos fazem também maravilhas em forma de tranças, desde os seus 9 anos de idade. Para quem queria ser electricista e cabeleireira – sonho de infância – hoje somente se queda para a segunda profissão. Vem trabalhando a sério desde 2014.

Orgulha-se de ter conseguido com o seu próprio esforço “ser a dona do meu próprio negócio, desde 2017. Faço este trabalho com muito amor. E já comprei bens materiais. Neste momento estou na luta para comprar um carro, para me levar até às minhas clientes que me solicitam a partir de casa”.

Sonho: “Pretendo abrir uma escola de tranças, para ensinar às outras mulheres, às mães a trançarem as filhas. Pretendo também abrir um salão- -boutique”.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo